Fernando Bezerra homenageia centenário de Dinarte Mariz



O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) homenageou nesta quarta-feira (13) o ex-senador Dinarte Mariz, do Rio Grande do Norte, que completaria cem anos de idade em 2003, a serem comemorados nesta quinta-feira, em sessão especial em homenagem à sua memória. O senador antecipou em um dia sua homenagem porque, por razões de saúde, não poderá comparecer à sessão especial.

Fernando Bezerra fez um histórico da atuação política de Dinarte Mariz, que foi revolucionário em 1930 com Getúlio Vargas, em 1932, contra Getúlio e a favor dos constitucionalistas de São Paulo (chegou a ser preso); principal adversário no Rio Grande do Norte dos comunistas que tentaram um levante em 1935 e aliado dos militares que derrubaram o governo João Goulart, em 1964.

Como governador do seu estado, Dinarte foi o primeiro a instituir a concessão de incentivos fiscais para atrair investimentos.

- A isenção do IVC de então seria trocada por empregos e geraria renda, compensando de forma indireta a perda direta de receita tributária - disse Fernando Bezerra.

O senador explicou que é descendente de políticos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o que fez de Dinarte, que era da UDN, o principal adversário de sua família.

- Não é difícil, portanto, imaginar a força da presença invisível de Dinarte Mariz no meu ambiente de vida familiar e, a partir dali, na minha trajetória de vida - disse.

Fernando Bezerra acrescentou que, uma vez adulto, sua avaliação sobre Dinarte evoluiu para a isenção do homem e das circunstâncias sociais e políticas que marcaram o seu tempo, tornando-o uma das figuras-símbolo do seu respeito e da sua admiração.

Dinarte Mariz, lembrou o senador, nasceu em Serra Negra, no Seridó, e era filho e neto de líderes políticos. Seu avô paterno era José Bernardo de Medeiros, que foi duas vezes presidente (como se chamavam os governadores) da província (como se chamavam os estados) do Rio Grande do Norte e era o grande chefe liberal do estado.



13/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado relança livros para celebrar centenário de Dinarte Mariz

Senado homenageia Dinarte Mariz

EXPOSIÇÃO DE PINTURA NA ALA DINARTE MARIZ

Sarney exprime sua admiração e amizade por Dinarte Mariz

Efraim destaca probidade e lealdade de Dinarte Mariz

Diretor-geral do Senado faz palestra e autografa livro sobre Dinarte Mariz na Feira de Mossoró