GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE GREGÓRIO BEZERRA
- Pernambucano de Panela de Miranda, nascido em 13 de março de 1900, filho de lavradores pobres, e oriundo de uma região assolada pela seca, Gregório viveu desde cedo todos os problemas que atingiram os nordestinos do início do século, males que mesmo passados cem anos, continuam a perdurar - relatou o senador.
Revolucionário e comunista, de acordo com Geraldo Cândido, Gregório Bezerra deixou marcada sua passagem pela vida política brasileira, começando a militar em 1917, em manifestações de trabalhadores na defesa da Revolução Socialista Russa. Em 1944, chegou a dividir uma cela de prisão com Luís Carlos Prestes, e, no mesmo ano, foi eleito deputado federal, tendo atuação inovadora , "sempre pregando a derrocada do sistema capitalista". Em 1964, durante o golpe que instalou a ditadura militar no país, foi preso, sendo, mais tarde, libertado em troca do embaixador norte-americano, seqüestrado em 1969.
- Símbolo de esperança, resistência e luta, Gregório não está mais entre nós, mas, com certeza, sua história e seu exemplo provam que é possível construir uma sociedade humana melhor. Camarada Gregório Bezerra: você está sempre presente! - concluiu Geraldo Cândido.
Em aparte, o senador Roberto Freire (PPS-PE) associou-se à homenagem prestada a Gregório Bezerra, ressaltando que "o grande pernambucano era ferro por sua coragem, firmeza das suas posições, por ter enfrentado as repressões com uma existência digna; e, ao mesmo tempo flor, por seu sonho de uma sociedade mais justa".
30/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA ZUMBI E JOÃO CÂNDIDO
GERALDO CÂNDIDO SAÚDA FIOCRUZ POR SEU CENTENÁRIO
Bezerra homenageia centenário de político potiguar
Fernando Bezerra homenageia centenário de Dinarte Mariz
Geraldo Cândido homenageia as mulheres
GERALDO CÂNDIDO HOMENAGEIA PT NO SEU 20° ANIVSERSÁRIO