Bezerra pede pagamento de indenizações atrasadas do seguro agrícola a produtores rurais
Bezerra informou que no Paraná cerca de 8 mil agricultores aguardam o pagamento de indenizações do seguro rural. Conforme dados do Departamento Técnico Econômico da Federação de Agricultura do Paraná, os débitos do seguro agrícola naquele estado, relativos às geadas de julho de 2000, alcançam R$ 65 milhões.
A situação do seguro agrícola no país, segundo o senador, ainda é precária, sendo realizado na maioria das vezes por operadoras estaduais, já que as instituições privadas não demonstram interesse nesse tipo de seguro.
Bezerra afirmou que a principal empresa que realiza seguro rural no Brasil é a Cosesp, que segura diversos produtos nos estados do Sul, Sudeste, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Outras seguradoras citadas pelo senador foram a Porto Seguro, Aliança do Brasil, Unibanco e Sul América.
O senador ressaltou a importância do seguro rural para o setor agropecuário brasileiro ao permitir que as perdas agrícolas decorrentes de fenômenos da natureza, doenças e pragas, e as perdas pecuárias decorrentes de mortes de animais por acidentes ou doenças sejam indenizadas.
04/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pavan critica não-liberação de seguro agrícola aos produtores catarinenses
Médios produtores rurais têm maior acesso ao crédito agrícola
Jucá diz que pacote agrícola vai minorar problemas dos produtores rurais
Osmar Dias cobra implantação do seguro para produtores rurais
JUNGMANN PEDE PRESSA NA APROVAÇÃO DE MP CONTRA GRANDES INDENIZAÇÕES RURAIS
Gilberto Goellner defende pagamento aos produtores rurais que preservam o meio ambiente