JUNGMANN PEDE PRESSA NA APROVAÇÃO DE MP CONTRA GRANDES INDENIZAÇÕES RURAIS



O ministro de Política Fundiária, Raul Jungmann, fez apelo na manhã desta quinta-feira (dia 30) aos presidentes do Senado e da Câmara para que o Congresso Nacional aprove rapidamente o projeto de conversão da MP 1901, que, segundo ele, vai "acabar com a indústria das superindenizações no campo". O senador Antonio Carlos Magalhães, que preside o Senado e o Congresso, recebeu das mãos do ministro um dossiê com 61 casos de indenizações pleiteadas no Judiciário e que somam mais de 7 bilhões de reais.
De acordo com Jungmann, o total de indenizações atualmente requeridas na Justiça, por conta de desapropriações de propriedades rurais para efeito de reforma agrária ou por razões ambientais, chega a quase 30 bilhões de reais. "Ou seja, algo como 15 bilhões de dólares, o equivalente a paralisar toda a atividade de reforma agrária por pelo menos 20 anos, se fossem concedidas", explicou. As indenizações envolvendo apenas os casos relacionados no dossiê que está sendo entregue a todos os parlamentares causariam a impossibilidade de assentamento de 300 mil famílias no campo, afirmou o ministro.
Antonio Carlos "prometeu todo empenho para que o projeto de conversão da medida provisória 1901 seja votado o mais rapidamente possível", informou Raul Jungmann.

30/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bezerra pede pagamento de indenizações atrasadas do seguro agrícola a produtores rurais

Paim pede pressa na aprovação do Fundeb

Paim pede pressa na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Tebet pede pressa na aprovação de empréstimo para projeto no Pantanal

JONAS PINHEIRO PEDE PRESSA NA APROVAÇÃO DA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS AGRÍCOLAS

Paim pede pressa na aprovação da regulamentação do direito de greve do funcionalismo