Biblioteca da Agricultura tem acervo sobre história da agropecuária no Brasil



A Biblioteca Nacional da Agricultura (Binagri) é hoje uma das maiores bibliotecas da América Latina especializada em agricultura e contém em seu acervo documentos históricos, coleções de publicações, livros técnicos e até romances que somam 400 mil exemplares. A Binagri foi criada em 1909, pelo decreto nº 7.673.

Documentos emitidos desde o tempo do Império, como o primeiro relatório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), escrito em 1862, fazem parte do acervo. Também é possível encontrar as certidões da educação e toda pesquisa de ensino no País já que, durante muitos anos, o ensino profissional brasileiro foi atribuição do Mapa.

Temas como transporte, estradas e imigração também estiveram sob responsabilidade da pasta. Por conta disso, os registros de imigrações, como a chegada dos japoneses em 1908, estão guardados aqui. Todos estes documentos tornam o Ministério uma referência pioneira em disponibilização de informações públicas.

 

Machado de Assis

Entre os documentos importantes destaca-se a nomeação do escritor Machado de Assis como servidor do Mapa. Funcionário do quadro por mais de 40 anos e responsável pela imigração, foi com sua experiência no órgão que o escritor criou toda sua base de informações sobre escravos. Também passaram pelo quadro de servidores do ministério o cantor e compositor Renato Russo e Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier. Este último foi funcionário do Laboratório Nacional Agropecuário, em Pedro Leopoldo (MG).

Para a coordenadora da Binagri, Neuza Arantes, é um orgulho trabalhar perto dessas informações. “É uma honra saber que pessoas tão importantes já pertenceram aos quadros de funcionários, assim como nós. Além disso, minha função aqui é um trabalho social. Organizar as informações para que se tornem úteis é um trabalho gratificante”, afirma a servidora. No total, 32 funcionários trabalham na biblioteca.

 

Acervo

Pelas publicações disponíveis na Binagri é possível fazer um panorama geral da Agropecuária no Brasil. Na biblioteca está disponível, por exemplo, a coleção completa da revista A Lavoura, que teve seu primeiro número em 1900. A coletânea tem informações históricas como uma matéria sobre a primeira exposição internacional de aparelhos a álcool. A biblioteca do Ministério da Agricultura também abriga exclusivamente títulos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil e é biblioteca depositária da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

A Biblioteca disponibiliza espaço para estudo. São cinco computadores ligados à internet e mais sete pontos com rede disponível. A Binagri é aberta ao público e todos os exemplares podem ser consultados. Os servidores do Ministério podem, além de consultar, levar os livros emprestados. Para saber se o exemplar está disponível basta fazer uma consulta pelo site. Além das publicações, a Binagri possui uma base com quase 260 mil documentos agrícolas registrados no sistema Agrobase.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura 

 

26/10/2011 12:29


Artigos Relacionados


Acervo com mais de 340 mil documentos conta história da sanidade agropecuária

Exposição na Biblioteca Nacional homenageia mulheres que marcaram história do Brasil

Biblioteca Virtual prepara especial sobre história das bibliotecas

Biblioteca sedia exposição sobre história da América Latina

Livro sobre história das eleições será lançado na Biblioteca do Senado

Aberta na Biblioteca do Senado exposição sobre história da América Latina