Biblioteca do Senado comemora 176 anos com programação cultural



Os 176 anos de fundação da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, serão comemorados com um encontro cultural, nesta quarta-feira (22), a partir das 18h30, com apresentação do Coral do Senado, declamação do poema O Livro, do senador Arthur da Távola (PSDB-RJ), lançamento dos livros A Constituição que Não Foi e Nhô-Quim e Zé Caipora e a entrega dos diplomas Leitor Destaque. Na oportunidade será feita a apresentação do novo site da biblioteca virtual.

A Biblioteca do Senado é a segunda mais antiga do país, mais nova apenas que a Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro. A história da Biblioteca do Senado teve início em 1826, quando a Câmara dos Senadores do Império do Brasil decidiu criar a Livraria do Senado e nomeou uma comissão para apresentar um catálogo dos livros que deveriam compô-la.

A Biblioteca do Senado ocupou, até 1924, o Paço do Senado Federal, no Rio de Janeiro, anexo à sede do Palácio Conde dos Arcos. Posteriormente mudou-se para o Palácio Monroe, onde permaneceu até 1960. Em 1961, com a mudança da Capital Federal, foi transferida para o Palácio do Congresso Nacional, em Brasília.

Em 1972, as atividades da biblioteca passaram a ser automatizadas. Foi desenvolvido o Subsistema de Administração de Bibliotecas (Sabi), que conta atualmente com cinco bases de dados, relativas a monografias e materiais especiais; periódicos; artigos de jornais; entradas normalizadas, e vocabulário controlado de indexação. Quinze bibliotecas dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, na esfera federal, e órgãos do governo do Distrito Federal alimentam as cinco bases de dados, constituindo a Rede Sabi.



20/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Biblioteca do Senado comemora 176 anos com programação cultural

Biblioteca do Senado comemora 176 anos

Biblioteca do Senado comemora 180 anos

Biblioteca do Senado comemora 180 anos

Biblioteca do Senado comemora 180 anos nesta terça

Biblioteca de São Paulo traz programação cultural variada neste fim de semana