Biblioteca do Senado comemora 180 anos



A Biblioteca do Senado realizou na noite desta terça-feira (16) evento comemorativo dos seus 180 anos, durante o qual foi lançado o livro Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho: 180 anos de história viva. Contemporânea do próprio Senado, a biblioteca foi criada em 18 de maio de 1826, sessão relembrada durante a cerimônia por meio de encenação teatral.

- A história do Senado e do Brasil estão guardadas aqui - disse a diretora da Biblioteca,Simone Bastos Vieira, em discurso, referindo-se não só a obras editadas ao longo desses quase dois séculos como a registros das atividades da Casa. Ela chamou a atenção para o investimento em bibliotecas como uma "estratégia de desenvolvimento" e para a importância do papel dos bibliotecários.

A cerimônia foi iniciada com uma apresentação do Coral do Senado, que interpretou a canção Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.Logo depois, foi exibido o compacto de um documentário sobre a biblioteca produzido pela TV Senado.

 Em seguida discursaram a diretora da biblioteca; o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia; o senador Marco Maciel (PFL-PE), autor de um dos prefácios do livro, ao lado do senador José Sarney (PMDB-AP); e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que falou sobre a relevância do programa de digitalização das obras raras da biblioteca. Agaciel lembrou o quanto é importante a democratização da informação, e o senador Marco Maciel observou que sem uma biblioteca de alto nível não se constrói um bom parlamento.

Renan Calheiros e Simone descerraram a placa comemorativa dos 180 anos, abrindo a exposição que mostra o conteúdo do livro, também visitada pelos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), Romeu Tuma (PFL-SP) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

 A diretora observou que há várias razões para a comemoração. Uma delas é que o funcionamento de uma biblioteca por 180 anos representa em si algo extraordinário. Simone mencionou também o orgulho do Senado em manter uma das bibliotecas mais antigas e com um amplo, diversificado e atualizado acervo.

- Nosso material primordial é o direito, em face da natureza das atividades do Legislativo, mas contamos também com um vasto número de publicações em áreas como a economia, a história, a filosofia e a literatura - explicou.

A princípio, a biblioteca supriu as necessidades do Senado. Atualmente serve à Casa e à comunidade em geral, atuação que será ampliada com a digitalização crescente do seu acervo. Por meio da Biblioteca Virtual, já é facultado o acesso a publicações eletrônicas e bases dados, como a da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas está em andamento o projeto para a consulta a obras raras vedadas ao público e às produções do Conselho Editorial e da Gráfica do Senado.

A Biblioteca do Senado nasceu por iniciativa da Câmara dos Senadores do Império do Brasil, que instituiu a Livraria do Senado. O objetivo era reunir obras que pudessem auxiliar os senadores em suas pesquisas.

Atualmente o acervo da Biblioteca do Senado é composto por aproximadamente 170 mil livros, 3,8 mil títulos de periódicos; onze mil obras de referência; 2,7 milhões de recortes de jornais selecionados de 12 jornais de grande circulação nacional; 6,4 mil obras raras ( livros, periódicos e outros), entre as quais o livro Novus Orbis, de Joannes Laet, impresso em 1633, e a primeira edição do primeiro livro de Machado de Assis (Desencantos, de 1861);11.740 volumesrelativos à coleção do Senador Luiz Viana Filho; obras editadas pelo Senado Federal (Coleção de Depósito Legal); microfilmes de 130 títulos de jornais editados no país, a partir de 1810; cd-rom ebases de dados on-line.

O livro Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho: 180 anos de história viva resgata a criação e a história da instituição, contando como seu acervo foi sendo construído ao longo dos anos, relacionando as obras raras e a sua entrada na era digital. A obra foi produzida por uma comissão de servidores do próprio Senado, que está coordenando as comemorações dos 180 anos da Casa.

Página da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho na Internet: http://www.senado.gov.br/sf/Biblioteca/default.asp

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho: 180 anos de história viva. Edição em brochura, R$ 50, à venda na Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal: http://www.senado.gov.br/catalogo. E-mail: [email protected] Telefones: (61) 3311-3575 e (61) 3311-4755. Fax: (61) 3311-4258.



17/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Biblioteca do Senado comemora 180 anos

Biblioteca do Senado comemora 180 anos

Biblioteca do Senado comemora 176 anos com programação cultural

Biblioteca do Senado comemora 176 anos com programação cultural

Biblioteca do Senado comemora 180 anos nesta terça

Biblioteca comemora 177 anos