Biblioteca do Senado comemora 180 anos nesta terça



Os 180 anos da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho serão comemorados nesta terça-feira (16), a partir das 18h30. Dentro das comemorações, haverá o lançamento de um livro e de um documentário da TV Senado, além das apresentações do Coral do Senado e de um grupo teatral e da realização de um coquetel.

O livro "Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho: 180 anos de História Viva" resgata a criação e a história da instituição, contando como seu acervo foi sendo construído ao longo dos anos, relacionando as suas obras raras e a sua entrada na era digital. O livro foi produzido por uma comissão de servidores do próprio Senado, que está coordenando as comemorações dos 180 anos da Casa. O Coral do Senado cantará Aquarela do Brasil e a Cia. Teatral Gabinete 3 vai representar a criação da Biblioteca.

A Biblioteca do Senado foi criada em 18 de maio de 1826, quando a Câmara dos Senadores do Império do Brasil, por iniciativa do então Visconde do Cairu, instituiu a Livraria do Senado. O objetivo era organizar um acervo de obras que pudessem ser consultadas pelos senadores que precisassem de esclarecimentos sobre determinados assuntos.

O acervo da Biblioteca do Senado é composto por aproximadamente 150 mil livros, 4 mil obras de referência (dicionários e enciclopédias), 3.600 periódicos (jornais e revistas), além de CD-ROMs,mapas e outros matérias. São mais de 4 mil obras raras, entre as quais o livro Novus Orbis, de Joannes Laet, impresso em 1633, e a primeira edição do primeiro livro de Machado de Assis ( Desencantos, de 1861).



12/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Biblioteca do Senado comemora 176 anos

Biblioteca do Senado comemora 180 anos

Biblioteca do Senado comemora 180 anos

Biblioteca do Senado comemora 176 anos com programação cultural

Biblioteca do Senado comemora 176 anos com programação cultural

Embrapa comemora 38 anos e lança novas tecnologias nesta terça