Bienal da Fundacentro mostra oficina industrial de móveis ergonômicos



Terminou nesta sexta-feira (25) a I Bienal de Segurança e Saúde no Trabalho, evento que tem o objetivo de ampliar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pela entidade e sensibilizar para o tema segurança e saúde no trabalho. Também foi assinado um convênio para capacitação de dirigentes e trabalhadores sobre segurança e saúde no trabalho. 

Durante a bienal, realizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram apresentados protótipos e pesquisas desenvolvidos com foco na inovação tecnológica nos últimos quatro anos. O evento começou no dia 23 de março, no Centro de Referência Leonel Brizola, em Brasilia. 

Entre os protótipos, está uma oficina de costura industrial de vestuário e calçado, com costureiras trabalhando em móveis tradicionais, em uso ainda hoje no setor, e nos novos postos de trabalho com móveis e acessórios de design ergonômico. Desenvolvidos pelo Fundacentro, os novos postos incluem máquinas de costura com superfície de trabalho redesenhada para cada setor destas atividades; pedal móvel; nova iluminação, e mesas auxiliares. 

Esses protótipos foram desenvolvidos com o objetivo de aliviar a fadiga, dores lombares, dar descanso aos membros inferiores e apoio aos membros superiores de costureiros e costureiras das indústrias do vestuário, dos calçados e dos acessórios de couro, como cintos e bolsas. Também será apresentado um protótipo que propõe a reformulação do tampo das máquinas de costura, para evitar a fadiga muscular causada pelo peso da roupa a ser costurada. 

Durante a sessão solene de abertura do evento, no dia 23, a Fundacentro e a Fiocruz assinaram um convênio para permitir o uso do estúdio, de equipamentos e sistema de transmissão do Canal Saúde. O objetivo é capacitar à distância dirigentes e trabalhadores sobre segurança e saúde do trabalho. 

Foi assinado ainda convênio entre a Fundacentro e Conleste, visando o desenvolvimento de programa regional em SST na área do Comperj; Termo de Cooperação Técnica entre a Fundacentro e DPU, para que se dê continuidade aos trabalhos para erradicação dos acidentes com escalpelamento; e o Acordo entre a Fundacentro e a Conaccovest, que define a utilização da patente de design industrial, a fim de melhorar as condições de trabalho nas indústrias do couro, calçado e vestuário. 

No dia 24, foi realizada uma mesa redonda sobre os desafios de SST e micro e pequenas empresas e trabalho informal; além dos desafios de SST e gestão da inovação tecnológica. Também houve sessão de demonstração de protótipos, seguida por debates. 

Nesta sexta-feira, foram debatidos temas como o desafio na regulação em SST e os desafios no âmbito do PAC. Depois, será realizada uma reunião de trabalho com coordenadores técnicos das unidades descentralizadas da Fundacentro. 

A Fundacentro é uma instituição de ciência e tecnologia, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que contribui para melhorar as condições dos ambientes de trabalho e minimizar acidentes e doenças, por meio de pesquisas, cursos de capacitação e reciclagem profissional e publicações, entre outras ações.

 

Fonte:
Ministério do Trabalho



25/03/2011 19:56


Artigos Relacionados


Bienal da Fundacentro vai mostrar oficina industrial com móveis ergonômicos

I Bienal da Fundacentro apresenta pesquisas inovadoras em segurança do trabalho

Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta mostra de obras da Bienal

IBGE mostra números da produção industrial de novembro

Produção industrial tem desempenho negativo em outubro, mostra CNI

Oficina da USP mostra como usar brincadeiras para educar