Biodiversidade genética amazônica é tema de workshop




Apresentar aos jovens a carreira científica por meio do conhecimento teórico e prático é o objetivo do Workshop de Genética, Conservação e Biologia Evolutiva. O evento, que está na quarta edição, é promovido pelo programa de pós-graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (GCBev) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

De acordo com a pesquisadora do Inpa e responsável pelo workshop, Gislene Almeida Carvalho-Zilse, o principal objetivo do workshop é mostrar aos estudantes graduandos e graduados, interessados em seguir a carreira científica, como são produzidas as pesquisas por meio de apresentação e relatos dos próprios discentes e professores do curso, além do contato com os laboratórios e experiências em campo.

“A intenção é que os estudantes tenham contato e vivenciem o ‘fazer ciência’ por meio de atividades teóricas, práticas e de campo durante uma semana junto ao Programa GCBEv. Com essa oportunidade de acesso aos seus professores, à instituição e aos laboratórios, nós esperamos despertar interesse para ingresso na carreira científica com uma compreensão muito mais real do que isso representa”, explica a pesquisadora.

Dinâmica

O workshop está divido em três momentos: no primeiro, acontecerão as mesas-redondas com participação dos discentes e docentes do curso como forma de introduzir os participantes ao universo científico voltado para o tema central do curso que é genética, conservação e a biologia evolutiva. Algumas palestras serão ministradas pelos discentes referentes aos trabalhos que estão desenvolvendo nas suas dissertações ou teses; no segundo, os participantes terão minicursos e práticas laboratoriais; o último momento é dedicado à prática de atividades de campo que acontecerá no Jardim Botânico de Manaus e uma expedição de barco para conhecer os diferentes ecossistemas da bacia amazônica.  Confira programação aqui.

“O Workshop é organizado pelos próprios discentes do curso, sob minha coordenação geral. A ideia é que os discentes tenham a oportunidade, na sua formação acadêmica, de organizar eventos além de externar suas experiências do que é fazer ciência”, destaca Zilse.

Alcance

Gislene Zilse relata que em edições anteriores havia uma grande procura de estudantes de outros Estados e pequena procura por estudantes da região, no entanto essa edição tem conseguido atingir o público local. O total de candidatos inscritos foi de 69 estudantes representando 10 estados brasileiros. Foram selecionados 30 participantes, dos quais 75% são da região.

Sobre programa

O programa de Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (GCBev) faz parte dos nove programas de pós-graduação do Inpa. Com dez anos de existência formou 80 mestres e 13 doutores. Dados do GCBEv apontam que dos egressos um percentual acima de 50% permaneceu na região amazônica, trabalhando em Instituições de ensino superior e em órgãos públicos.

Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia



11/10/2013 12:17


Artigos Relacionados


Petrobras lança mapa de biodiversidade amazônica na internet

Papaléo cobra maior proteção à biodiversidade da região amazônica

Lobão defende esforço político e institucional em favor da biodiversidade amazônica

Geovani Borges destaca congresso sobre proteção jurídica da biodiversidade amazônica

Preservação da biodiversidade em alto-mar é tema da Rio+20

Agricultura orgânica é tema de workshop na capital