Blairo Maggi aponta sentimento de união nos 292 anos de Cuiabá




Matéria corrigida às 11h20

No dia em que Cuiabá completa 292 anos, o senador Blairo Maggi (PR-MT) afirmou que a conquista maior a ser comemorada por seus habitantes é a unidade territorial matogrossense. Segundo afirmou em Plenário, nesta sexta-feira (8), o movimento separatista que defendia a criação do estado do Araguaia a partir do norte de Mato Grosso, na década de 1980, já foi desarticulada. Hoje, sustentou prevalecer a união entre os nativos e os migrantes que começaram a chegar em busca de oportunidades há pouco mais de 40 anos.

- Não se fala mais em separação, e não se falará mais enquanto o governo continuar olhando para aquela região. O maior presente dos cuiabanos é poder comemorar a data em torno de um só estado e de uma só capital - comentou Blairo Maggi.

O parlamentar também festejou os investimentos em infraestrutura na cidade, decorrentes de sua escolha como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O fato tem motivado uma transformação em Cuiabá, segundo ressaltou, ao lembrar ainda que a cidade, fundada em 1719, surgiu do movimento bandeirante em busca de ouro no interior do país.

Após cumprimentar os cuiabanos pela data, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) admitiu ter saído em defesa da criação do estado do Araguaia na época da Constituinte (1986). Mas disse reconhecer que, de lá para cá, foi revertido o sentimento de abandono que alimentava as expectativas separatistas. 



08/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Blairo Maggi comemora os 294 anos de Cuiabá

Blairo Maggi comemora duplicação de rodovia entre Rondonópolis e Cuiabá

Blairo Maggi homenageia matogrossenses Gilmar Mendes e Eraí Maggi

BLAIRO MAGGI SE DESPEDE DO SENADO

Blairo Maggi faz balanço dos trabalhos da CMA em 2013

Blairo Maggi destaca trabalho da CMA em 2013