BNDES firma acordo com bancos de desenvolvimento dos Brics
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou nesta sexta-feira (17), na Rússia, um acordo para estreitar os laços entre a instituição brasileira e outros bancos de desenvolvimento dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O memorando de cooperação foi firmado durante cerimônia realizada no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Além do BNDES, aderiram ao memorando o China Development Bank, o sul-africano Development Bank of Southern Africa, o Export-Import Bank of India e o Vnesheconombank, da Rússia, bancos de desenvolvimento e de apoio a exportação dos países que formam os Brics, as principais potências emergentes.
O documento cria uma base institucional para que os bancos possam trocar informações entre si e promovam iniciativas de treinamento e qualificação de recursos humanos.
O acordo assinado na Rússia dá sequência a um memorando de entendimento firmado em 2010, durante a segunda cúpula do Bric, realizada em Brasília (DF). Na ocasião, o grupo ainda não incluía a África do Sul, que passou a fazer parte do grupo em dezembro do ano passado.
Com a parceria, os bancos poderão promover a cooperação em termos de, além de incentivar um maior ao diálogo multilateral entre seus especialistas.
A meta dos países é estreitar cada vez mais a relação entre suas instituições oficiais de crédito, segundo o BNDES.
Fonte:
BNDES
17/06/2011 19:13
Artigos Relacionados
BNDES e bancos oficiais dos Brics assinam acordo para financiar empresas em moeda local
Bancos de fomento do Brics selam acordo para ampliar cooperação e usar moedas locais
Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
Banco de desenvolvimento do Brics vai financiar desenvolvimento sustentável
Na África do Sul, Brics discutem população e desenvolvimento
Acadêmicos do BRICS discutem desenvolvimento sustentável