Na África do Sul, Brics discutem população e desenvolvimento



Representantes da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) participam do Seminário Inaugural Brics, que reúne autoridades e especialistas em assuntos populacionais dos países que compõem o bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O seminário acontece em Mpumalanga, África do Sul, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.

O objetivo principal do seminário é estabelecer um quadro para a cooperação, com um plano de trabalho detalhado que permita aos países do BRICS dialogar e compartilhar melhores práticas sobre questões sociais em geral.

Além da discussão sobre a adoção de um Arcabouço de Colaboração dos BRICS em Assuntos Populacionais, o seminário discute os direitos das mulheres e de gênero, em particular, mas também saúde reprodutiva e sexual, direitos reprodutivos, transição demográfica e desafios pós-transição (incluindo o envelhecimento da população, a redução da mortalidade e o aumento da expectativa de vida estão entre os temas que serão abordados.

A delegação brasileira tem entre seus chefes o subsecretário de Ações Estratégicas da SAE e presidente da Comissão de Desenvolvimento e População (CNPD), Ricardo Paes de Barros, e também conta com representantes da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Saúde (MS) e da sociedade civil organizada.

Representantes dos países Brics têm discutido também a necessidade de uma reunião específica sobre assuntos populacionais, conforme foi afirmado no Plano de Ação de Nova Déli (2012) e na Cúpula de Durban (2013), que identificaram a “cooperação em assuntos relacionados à população” como uma nova área de cooperação a ser explorada.

O objetivo proposto seria a colaboração dos países-membros dos Brics na culminação da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD) Cairo +20, que terá dois importantes momentos em 2014: um em abril, no âmbito da 47ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento e na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.

O engajamento do Brasil se dá pela proatividade da Comissão de População e Desenvolvimento (CNPD) nas discussões propostas sobre população e desenvolvimento, direitos sexuais e direitos reprodutivos, igualdade de gêneros, superação da pobreza, juventude, primeira infância, enfrentamento ao racismo e migração.

Os participantes dos países Brics compartilham valores e políticas referentes a esses assuntos e poderiam se beneficiar mutuamente de uma colaboração acerca desses temas, no sentido de crescimento e desenvolvimento econômico mais abrangente.

 Fonte: Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República



28/02/2014 19:28


Artigos Relacionados


Acadêmicos do BRICS discutem desenvolvimento sustentável

Ministros dos Brics se reúnem na África do Sul

Embaixador celebra ingresso da África do Sul nos Brics

África do Sul está próxima de se integrar aos Brics, diz Mantega

Banco de desenvolvimento do Brics vai financiar desenvolvimento sustentável

Ingresso da África do Sul no Brics reforçará busca pela reforma do sistema financeiro mundial