BNDES recebe 500 milhões de euros de banco europeu para investir em projetos de energias renováveis



O Banco Europeu de Investimentos (BEI) concedeu empréstimo de 500 milhões de euros ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O contrato foi assinado nesta quarta-feira (5), em Bruxelas, e estabelece que os recursos devem ser utilizados em projetos de energia renovável, apoiando ações que busquem reduzir as emissões de gases causadores do efeito-estufa e mitigar as mudanças climáticas.

Também devem ser contemplados projetos com foco no aumento da eficiência energética, inclusive em instalações industriais, em sistemas de aquecimento e refrigeração e em geração de energia. Podem ser apoiados, ainda, investimentos de adaptação à mudança climática.

A linha do BEI de Mitigação da Mudança Climática no Brasil oferecerá crédito para investimentos de pequeno e médio portes. 

Serão concedidos empréstimos para até 25 projetos nos seguintes setores: energia e eficiência energética — incluindo pequenas centrais hidrelétrica (PCHs, de até 30MW) —, usinas alimentadas a biogás ou biomassa, hidrelétricas de médio porte e parques eólicos, bem como fábricas de equipamentos relacionados a energias renováveis. De acordo com as regras do contrato, o BNDES selecionará de sua carteira os projetos passíveis de apoio, submetendo-os ao BEI. 

O empréstimo está sendo concedido com parte dos 4,5 bilhões de euros disponíveis na linha Sustentabilidade Energética e Segurança de Abastecimento (ESF, na sigla em inglês). Esta é a primeira operação dessa linha feita no Brasil, e a primeira operação do BEI com o BNDES, que repassará os recursos da instituição européia aos tomadores finais.


Fonte:
BNDES



05/10/2011 19:03


Artigos Relacionados


Capes seleciona projetos nas áreas de energias renováveis e gestão das florestas tropicais

BNDES conclui captação externa de 650 milhões de euros

BNDES capta 750 milhões de euros em títulos internacionais

BNDES amplia prazo para financiamento de projetos de energias alternativas

AUTORIZADOS EMPRÉSTIMOS DE 7,7 MILHÕES DE EUROS JUNTO A BANCO ALEMÃO

Senadores defendem marco regulatório para energias renováveis