BNDES tem recursos para bons projetos, assegura Eleazar de Carvalho



O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eleazar de Carvalho Filho, disse nesta terça-feira (dia 21), durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), que não há falta de recursos naquela entidade para bons projetos. Para ele, o que pode haver, em alguns setores ou em algumas regiões do País, é exatamente a falta de bons projetos que efetivamente se credenciem, do ponto de vista técnico, a receber ajuda financeira do banco.

Em resposta a uma questão formulada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Eleazar disse que o BNDES vem empreendendo enorme esforço para credenciar várias instituições no País, que sejam capazes de repassar, com eficiência, os recursos destinados ao microcrédito, que podem se elevar consideravelmente nos próximos anos.

O BNDES, segundo o seu presidente, não tem uma orientação definida para investir em determinados setores em detrimento de outros, como entende o senador Jefferson Peres (PDT-AM), ao defender a definição de uma linha prioritária dentro de uma política industrial sadia, que não implique o estado bancar a incompetência empresarial.

Eleazar de Carvalho concordou, contudo, com o senador Romero Jucá (PSDB-RR), sobre a criação de condições melhores de financiamento para os pequenos empresários, adotando-se, por exemplo, modelos de linha simplificada de crédito. Ressaltou que o BNDES já vem atuando nesta direção, ao adotar o "cartão de crédito" do banco, voltado para pequenos tomadores.

O presidente do BNDES admitiu que há demora no exame de projetos que pleiteiam os recursos do banco - algo entre quatro e seis meses -, mas explicou que a complexidade de muitos projetos exigem maior cuidado. O BNDES, contudo, está inaugurando sua Ouvidoria, a fim de aprimorar seus métodos de trabalho e se aproximar mais do perfil desejado pelos tomadores dos seus recursos.



21/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino protesta contra escolha de Eleazar para presidência do BNDES

Eleazar explicará apoio do BNDES à Globo Cabo

Cultura - Secretaria da Cultura presta homenagem ao maestro Eleazar de Carvalho

BNDES aprova recursos para projetos no Centro-Oeste

BNDES receberá novo aporte de recursos do Tesouro para financiar projetos

Especialistas defendem transparência, bons projetos e medidas anticorrupção para obras públicas