BNDES vai analisar participação privada em financiamentos de longo prazo



O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou nesta quarta-feira (23) que irá se encontrar na próxima semana com representantes de bancos privados. No encontro, vão analisar a incorporação, desde o fim do ano passado, do setor nos financiamentos de longo prazo.

“Vamos fazer na próxima semana uma reunião de avaliação para saber como está. Agora, a nossa expectativa é que isso funcione mesmo, porque se nós deixarmos tudo como está, o BNDES neste ano teria que aumentar de novo o desembolso. Queremos racionalizar e o mercado vai ter que comparecer”, disse, após participar de um seminário sobre arranjos produtivos locais, na sede no banco.

Coutinho também ressaltou que os lucros registrados pelo setor bancário nos últimos anos podem ser um estímulo à participação nas operações de longo prazo. Segundo ele, com o bom desempenho que vêm apresentando, os bancos privados não precisam ser tão cautelosos.

“O banco que tem lucro, tem mais capital, pode aumentar mais sua margem de crédito. Espero que isso aumente a propensão dos bancos de correr mais risco com prazos mais longos. Se eles estivessem muito mal, seriam mais cautelosos. Como não estão mal, espero que isso ajude o financiamento de longo prazo”, acrescentou.


Fonte:
Agência Brasil



23/02/2011 17:31


Artigos Relacionados


Taxa de financiamentos de longo prazo do BNDES é mantida no menor nível da história

Mão Santa condena incentivo do governo a financiamentos de longo prazo

País mantém taxa de financiamentos de longo prazo no menor nível da história

Apesar da redução da Selic, taxa de juros de longo prazo do BNDES não vai cair

Delcídio quer maior participação do Congresso no planejamento estratégico de longo prazo

Ademir critica política de financiamentos do BNDES