Mão Santa condena incentivo do governo a financiamentos de longo prazo



Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o senador Mão Santa (PMDB-PI) questionou a política de juros do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que estaria voltada para a universalização do consumo. Conforme avaliou, embora proporcione o acesso a financiamentos de longo prazo à população mais carente, essa política imporia um custo muito alto ao cidadão.

Mão Santa considerou esse financiamento de longo prazo não só um lance populista do governo Lula, mas também um fator de enriquecimento dos bancos, "que lucram cada vez mais com os prazos de até 100 meses oferecidos, por exemplo, para a compra de automóveis".

- Abraham Lincoln já dizia: 'não baseie sua prosperidade em dinheiro emprestado'. Financiamento em 100 meses? É a pior escravidão do mundo. Quando parar de pagar, já está morto o cidadão. E quanto valeu o carro? - indagou.

O peemedebista lembrou ainda que os "velhinhos e aposentados" têm encontrado dificuldades para se livrar das dívidas contraídas com os bancos "no regime quase compulsório dos empréstimos consignados". Na sua opinião, tais empréstimos contêm cláusulas leoninas "não lidas pelos velhinhos, que depois percebem o erro que cometeram".

- Foram vítimas dos bancos - lamentou.

O parlamentar pelo Piauí também cobrou do presidente Lula o fim do veto ao reajuste dos benefícios dos aposentados. Segundo comentou, o reajuste para a categoria foi reduzido de 16,7% para 4% com o veto presidencial ao projeto aprovado no Congresso.

- O Lula diz que não deve ao FMI, mas deve aos velhinhos. É o que temos para dizer aos aloprados. Nem o Paulo Paim [senador] consegue esse reajuste; é como eu, um dissidente de partido - criticou.



19/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


BNDES vai analisar participação privada em financiamentos de longo prazo

Taxa de financiamentos de longo prazo do BNDES é mantida no menor nível da história

País mantém taxa de financiamentos de longo prazo no menor nível da história

Marcos Guerra elogia planejamento de longo prazo do governo do ES

Governo cria grupo para definir estratégia de longo prazo com chineses

Governo adota medidas para estimular financiamento privado de longo prazo