Boletim do Ipea detalha aspectos político-econômicos dos Brics
Sete artigos compõem a 10ª edição do Boletim de Economia e Política Internacional
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nessa quarta-feira (13) a 10ª edição do Boletim de Economia e Política Internacional, publicação da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte). O evento contou com a participação da diretora da Diretoria, Luciana Acioly. Esta é a segunda edição da publicação.
Sete textos integram o boletim, realizado por oito autores. A edição foi coordenada pelo técnico de Planejamento e Pesquisa da Dinte, Ivan Tiago Machado Oliveira. Rodrigo Fracalossi de Moraes apresentou o artigo que fez em parceria com Elton Jony Jesus Ribeiro. De Bric a Brics: como a África do Sul ingressou em um clube de gigantes, que aborda o contexto e os fatores que resultaram na entrada do país ao bloco. O Brics é formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo Oliveira, a África do Sul tem uma imagem positiva em relação aos outros países do continente. “A África do Sul foi a considerada como capaz de agregar valor ao bloco”, disse.
As consequências da crise financeira internacional de 2008 para a Rússia foram abordadas no texto de André Pineli, "Ainda sujeita ao contágio? A vulnerabilidade da economia russa a uma nova crise financeira internacional". Ele apresentou dados conjunturais do país e explica o porquê de a Rússia ter sido a mais impactada pela crise entre as 15 maiores economias do planeta.
Pineli destacou que, em 2009, os russos enfrentaram uma contração de 7,8% do PIB, mesmo apresentando, em 2007 e 2008, condições muito favoráveis, como superávit fiscal de 5,4% do PIB, reservas internacionais de US$ 570 bilhões, superiores aos US$ 534 bilhões da dívida externa total naquele momento, dívida pública de somente 6% do PIB, entre outras.
Leia Mais
Confira a 10° edição do Boletim de Economia e Política Internacional do Ipea
Ipea projeta uma retração de 2,4% na indústria
Líderes do Brics confirmam presenças na Rio+20
Fonte:
Ipea
14/06/2012 18:13
Artigos Relacionados
Escolha do padrão de rádio digital vai considerar aspectos técnicos e econômicos
Comissões discutem aspectos econômicos e jurídicos do novo Código Florestal
Senadores pretendem conhecer aspectos políticos, econômicos e culturais das nações africanas
Ipea lança publicação sobre economia do Brics
Ipea discute papel dos Brics após crise mundial
Brics podem expandir seus negócios com nações do Continente Africano, diz Ipea