Ipea discute papel dos Brics após crise mundial



O Brasil sedia, na próxima sexta-feira (16), o Foro Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), em Brasília, quando poderá ser discutida a possibilidade de criação de uma moeda de referência alternativa ao dólar para as reservas dos quatro países. Aproveitando a oportunidade, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza, nos dias 14 e 15 de abril, a Cúpula Bric de Think Tanks: O papel dos Brics na transformação global após a crise econômica. 


O evento reunirá representantes dos governos e pesquisadores de centros de estudos dos quatro países. A cúpula será realizada no Hotel Mercure Eixo, em Brasília.


O evento é organizado pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dicod). Durante os dois dias, serão discutidos o novo papel desses países no cenário mundial, com destaque para os impactos da crise financeira internacional, a dinâmica do comércio exterior, a mudança climática global, o papel dos investimentos estrangeiros diretos, o processo de introdução de inovação tecnológica e as transformações nas instituições da governança global.


A abertura está prevista para as 8h30, com a participação do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães; do presidente do Ipea, Marcio Pochmann; do secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota; do diretor do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), Rathin Roy; do vice-presidente da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Li Yang; e dos embaixadores da Índia, B. S. Prakash; da China, Qiu Xiaoqi; e da Rússia, Sergey Pogosovich Akopov.

 

Fórum


Na mesma semana da cúpula Bric, nos dias 12 e 13 de abril, também será realizado em Brasília o Fórum Acadêmico Ibas: Um Diálogo de Políticas Públicas. O Ibas é composto pela Índia, Brasil e África do Sul. O evento, organizado pelo CIP-CI (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo, órgão ligado à ONU) vai reunir cerca de 120 formuladores de políticas públicas, especialistas e pesquisadores de Índia, Brasil e África do Sul para construir uma agenda de cooperação para o desenvolvimento social. A abertura terá a participação do presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Técnicos do Instituto participarão dos debates.


Fonte:
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 

 



23/10/2013 15:41


Artigos Relacionados


Cúpula de Think Tanks discute papel dos Brics no pós-crise

Brics agirão em conjunto para atenuar efeitos da crise financeira mundial

Mercado de trabalho avança em qualidade em 2009 apesar da crise mundial, diz Ipea

Aloysio Nunes critica política econômica do governo após crise mundial iniciada em 2008

Ipea lança publicação sobre economia do Brics

Boletim do Ipea detalha aspectos político-econômicos dos Brics