Bolsa-Atleta vai contemplar modalidades dos Jogos Pan-Americanos



O Conselho Nacional do Esporte (CNE), vinculado ao Ministério do Esporte, aprovou na quarta-feira (4) a extensão dos recursos do programa Bolsa-Atleta aos atletas das modalidades não olímpicas e não paraolímpicas. A resolução vai dar prioridade, neste primeiro momento, com bolsas nacionais e internacionais, aos atletas, inscritos no ano de 2010, nas cinco modalidades do programa dos Jogos Pan-Americanos - boliche, beisebol/softbol, patinação, squash e karatê.

Também receberão a bolsa internacional os campeões mundiais das outras modalidades não olímpicas que se inscreverem no programa. Os recursos sairão dos 15% da verba total do Bolsa-Atleta, de R$ 48 milhões.

Ricardo Leyser, secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, disse que “o programa vai beneficiar os campeões mundiais dessas modalidades e dar mais oportunidades de melhores treinos e especializações, e, consequentemente, mais chances de vitória nas competições”.

O CNE aprovou também a criação de uma comissão que vai cuidar da regulamentação da Lei nº 9.615, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira. A lei trata de importantes mudanças legislativas, indicadas na Medida Provisória nº 502, que alteram tanto a legislação do futebol, como toda organização do esporte de alto rendimento no Brasil. 

Criado em 2002, o CNE objetiva o desenvolvimento de programas que promovam a prática planejada de atividade física para toda população brasileira, além da melhoria de padrão de organização, gestão e qualidade e transparência do setor.


Fonte:
Ministério do Esporte

 

05/05/2011 12:51


Artigos Relacionados


Integrante do Bolsa-Atleta será porta-bandeira na abertura dos Jogos Parapan-Americanos

Bolsa-Atleta beneficia modalidades não olímpicas

Modalidades não olímpicas receberão 15% do Bolsa Atleta

Esportistas de modalidades não-olímpicas também serão beneficiados com o Bolsa-Atleta

MP que cria novas modalidades do bolsa-atleta tranca pauta do Senado

MP modifica regras de relacionamento no esporte e cria novas modalidades do Bolsa-Atleta