Bombeiros controlam fogo em prédio histórico da Universidade Federal do Rio de Janeiro



As equipes do Corpo de Bombeiros controlaram, no início da noite de segunda-feira (28), o incêndio que atingiu o Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na zona sul do Rio. O combate ao incêndio durou mais de quatro horas e causou um grande congestionamento de tráfego nas avenidas Pasteur, Venceslau Brás e Lauro Sodré, importantes vias de ligação entre a zona sul e o centro da cidade.

O fogo atingiu a parte do prédio onde funcionam uma capela, o Fórum de Ciência e Cultura e a Faculdade de Educação. Alunos, professores e funcionários foram orientados a deixar o campus e não houve vítimas.

De acordo com nota divulgada pela UFRJ, as atividades nas unidades que funcionam no Palácio Universitário estão suspensas nesta terça-feira (29), quando serão feitos testes no sistema elétrico.

O reitor, Aloisio Teixeira, disse na segunda-feira que não era possível saber se o incêndio atingiu o arquivo da Faculdade de Educação, que abriga documentos históricos dos 90 anos da universidade. O prédio do Palácio Universitário passava por obras de restauração.

O Palácio Universitário é um prédio histórico, foi construído em 1852 para sediar o Hospício Pedro II. Um século depois, passou à então Universidade do Brasil, hoje UFRJ.

No prédio funcionam a Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, a Biblioteca Pedro Calmon e o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRJ, além de unidades acadêmicas como a Escola de Comunicação, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Faculdade de Educação, Fórum de Ciência e Cultura e o Instituto de Economia da UFRJ.

 

Fonte:
Agência Brasil



29/03/2011 15:11


Artigos Relacionados


Bombeiros controlam incêndio no Hospital das Clínicas

Arrecadação federal bate recorde histórico e atinge R$ 123,6 bilhões em janeiro

Senado celebra centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Senado celebra centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Correios reabre prédio histórico em Niterói (RJ)

Prédio histórico dos Correios é transformado em Centro Cultural