Senado celebra centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
O Senado tem sessão especial na segunda-feira (9), às 11h, para comemorar o centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O requerimento solicitando o evento é do senador Lindbergh Farias (PT-RJ).
Criada pelo Decreto 8.319/1910, assinado pelo presidente Nilo Peçanha, a universidade foi inaugurada oficialmente em 1913 e estabeleceu as bases do ensino agropecuário no país. A atual denominação da instituição veio com a Lei 4.759/65. Desde 1968, a UFRRJ é uma autarquia, e seu estatuto, aprovado em 1970, possibilitou a ampliação das áreas de ensino, pesquisa e extensão e também o sistema de cursos em regime de créditos.
Além dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, a UFRRJ oferece cursos de especialização lato sensu em gestão e estratégia no setor de agronegócios, bem como cursos de graduação à distância. Atualmente, a universidade tem 41 cursos de graduação presenciais nas áreas de ciências exatas, humanas e biomédicas e 19 de pós-graduação (mestrado e doutorado).
05/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado celebra centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Senado comemora centenário da Universidade Federal de Itajubá
Senado homenageia Universidade Federal de Itajubá no centenário de sua fundação
Sérgio Souza comemora centenário da Universidade Federal do Paraná
Renan Calheiros celebra 40 anos da Universidade Federal de Alagoas
Surge a Universidade Federal Rural da Amazônia