Bornhausen diz que presidente Lula deve governar e não se lastimar
Ao falar pela liderança da Minoria, o senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) expressou sua perplexidade com o noticiário da imprensa de quinta-feira (15), dando conta de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se lamentado por sua situação, diante da necessidade de definição do novo salário mínimo. A seu ver, não é hora de o presidente se lamentar, mas de governar e administrar.
- Eu diria que o presidente da República tem deveres com a nação, com seus eleitores, a quem prometeu dobrar o salário mínimo até o final de seu mandato, e que, pelo passo que vai, não cumprirá nem metade da promessa. Se Lula não vai cumprir sua palavra, que vá à televisão e ao rádio e peça desculpas à nação - recomendou o senador.
Bornhausen disse que assim é que procede um chefe de governo, que deve tomar ações capazes de possibilitar o crescimento do país, como o municiamento do orçamento para gerar produção e reduzir o desemprego. Ele alertou que, ao contrário disso, o que o país tem observado é que a carga tributária foi aumentada, apesar do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, haver prometido que tal não aconteceria neste governo.
- Aí estão os resultados de março da Receita Federal, mostrando uma arrecadação recorde, sendo que o país não cresceu nada neste período - protestou o senador catarinense, ao mesmo tempo em que informou que um dos motivos para a elevação foi a adoção das novas regras de cobrança da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que aumentaram o recolhimento deste tributo em 13%.
Segundo lembrou, a bancada de oposição fez alertas em todas as quatro vezes em que os tributos foram elevados. "A sinalização de gastos é a pior que pode dar um governo", afirmou Bornhausen, ao criticar a medida provisória que cria novos cargos na administração pública. O parlamentar ainda condenou a decisão do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, de não cumprir a medida que proíbe as invasões de terras.
16/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente Lula diz que governar o Brasil foi "gostoso demais"
"Que país é esse que o presidente Lula diz governar?", questiona Pavan
Para Bornhausen, presidente do BB deve ser demitido urgentemente
Fichtner diz que Lula tem legitimidade para governar com tranqüilidade o país
Hugo Chávez está ensinando Lula a governar, diz Pavan
Simon diz que Lula precisa governar o país com a sociedade para sair da crise política