Bossa nova e jazz: 'um caso de influência recíproca', segundo Tom



Desde o início, a bossa nova sofreu a incompreensão de setores da crítica e mesmo de músicos, compositores e cantores que já se encontravam bem estabelecidos na MPB, quando ela surgiu. Para o crítico José Ramos Tinhorão, por exemplo, a bossa nova não passava de um produto da influência da música norte-americana, especialmente do jazz, sobre o samba. O que resultava - segundo o crítico - em uma música inautêntica. Daí seus autores serem denunciados por Tinhorão como detratores da verdadeira música brasileira.

Porém, assim como sempre deixou claro que Debussy, Chopin e Ravel, além de Villa-Lobos, na vertente da música clássica, foram influências enriquecedoras na sua formação de compositor, Tom Jobim jamais se preocupou em negar o que, na verdade, considerava a fecunda influência jazzística no DNA da bossa nova. Trata-se, diz o compositor, de um caso de influência recíproca:

"Os músicos de jazz foram seduzidos pelo ritmo sincopado e pelas harmonias sofisticadas da bossa nova, assim como a geração de músicos e compositores que a criou, na década de 50, havia sido influenciada tanto pelo jazz moderno de Shorty Rogers, Barney Kessell e Chet Baker como por mestres da canção norte-americana, como Gershwin, Cole Porter e Richard Rodgers."

É nesta mesma linha o entendimento do jornalista, crítico musical e poeta Tárik de Souza. "Ao condensar impressionismo (Ravel, Debussy), american song (Cole Porter, Gershwin) e cool jazz (Chet Baker, Miles Davis, Gerry Mulligan) num samba de muitas notas batido no tempo fraco, a bossa nova falava um idioma universal sem abrir mão da gíria carioca", afirma.

Assim é fácil entender como a bossa foi integrada ao repertório de standards do jazz, relida por clássicos vocalistas e músicos, como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Oscar Peterson ou Joe Pass.



01/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bossa nova teve grande influência no exterior

Jazz, bossa nova e MPB amanhã no Sarau no Solar

Homenagem à bossa nova abre programação do Ano Cultural do Senado no segundo semestre

PECULATO E TRÁFICO DE INFLUÊNCIA NO CASO MARKA

A bossa nova vai ao Carnegie Hall

CE cria Dia Nacional da Bossa Nova