Bossa nova teve grande influência no exterior



A bossa nova chega aos 50 anos, festejados nos último dia 10 de julho - data em que João Gilberto gravou Chega de Saudade -, reconhecida como o movimento cultural brasileiro de maior influência no exterior. Presença destacada no mercado fonográfico mundial, ela é, hoje, referência de qualidade para os músicos mais respeitados da Europa, Estados Unidos e Japão.

VEJA MAIS

No Brasil, ficou a idéia de que a bossa nova era "música para elite". No entanto, Antônio Carlos Jobim, seu principal compositor, quando ainda vivo, ganhou prêmio nos Estados Unidos pela obra mais executada em todo o mundo, com Garota de Ipanema. Ao saber que só havia perdido para os Beatles - o primeiro lugar ficou com Yesterday -, o maestro, também famoso por suas "tiradas", "reclamou": "Pôxa... Mas eles são quatro!"

Os trompetistas Miles Davis e Chet Beker, o pianista Bill Evans, o saxofonista Gerry Mulligan, o violonista Charlie Byrd e o baixista Ron Carter fazem parte do seleto grupo de músicos do primeiro time do cool-jazz americano, que reconheceu, de pronto, o efeito revigorante da bossa nova para o som que eles faziam. E sem demora trataram de gravar alguns dos seus maiores sucessos, o que permitiu ao jazz retornar e permanecer nas paradas de sucesso, como já não acontecia há algum tempo. O exemplo mais conhecido é o da gravação de Desafinado, por Stan Getzz, que vendeu mais de um milhão de cópias.

A obra de Tom Jobim é considerada tão importante para a música popular, quanto a de Villa-Lobos o fora para a clássica. Autor das canções mais belas e originais desse novo estilo, como Chega de Saudade, Desafinado, Samba de uma Nota Só, Meditação, para citar algumas das mais conhecidas, Tom criou o modelo harmônico da bossa nova.

Do violão de João Gilberto surgiu a batida rítmica, leve e sincopada, traço de identidade mais característico dessa nova música, que se tornou a expressão elegante e descontraída de um período no qual o otimismo e a confiança tinham lugar no dia-a-dia dos brasileiros. Enquanto Vinícius de Moraes,que já tinha uma obra reconhecida, como poeta, se tornaria seu maior letrista, tendo em Jobim seu melhor parceiro.

"Pela primeira vez, o Brasil oferecia ao mundo uma imagem que não era apenas sedutora pelo exotismo, mas relevante pelo projeto modernizador que propunha", observa o ensaísta e crítico de música Lorenzo Mammi. Tratava-se de uma música que era expressão de uma sociedade mais articulada. No entanto - observa -, apesar dessa sociedade representar a elite - não se tratava da elite do poder, mas a da cultura, a mesma que se reconhecia na arquitetura de Niemeyer, nos jardins de Burle Marx, nos relevos espaciais de Hélio Oiticica, na prosa de Guimarães Rosa e Clarice Lispector.



01/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bossa nova e jazz: 'um caso de influência recíproca', segundo Tom

A bossa nova vai ao Carnegie Hall

CE cria Dia Nacional da Bossa Nova

Três dias de bossa nova no Senado

Dia Nacional da Bossa Nova relembra ícones da MPB

Dia Nacional da Bossa Nova é comemorado nesta terça