Botelho diz que detratores da energia nuclear se comportam como xiitas



O senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que a energia nuclear é limpa, ao contrário do que falam seus detratores, que criticam a retomada do programa nuclear brasileiro e a construção da usina Angra 3. A afirmação foi feita na audiência pública para discutir o Programa Energético Brasileiro, promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Autor do requerimento para a realização da audiência, Botelho disse que os críticos mais inflamados da energia nuclear se comportam como verdadeiros xiitas.

- Os xiitas ficam colocando a energia nuclear como um bicho de sete cabeças, coisa que não é - disse.

Durante os debates com os palestrantes da audiência, o senador abordou questões relativas à geração de empregos e situação de trabalho na construção de uma usina nuclear.

Já o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) falou sobre o problema da segurança nas usinas nucleares, lembrando os acidentes ocorridos em Chernobyl e Three Miles Island, além da contaminação com o césio, ocorrida em Goiânia.

Quintanilha disse, no entanto, que energia nuclear faz parte do desenvolvimento e destacou a importância da audiência pública para esclarecer essas questões. Para o senador, os técnicos e especialistas mostraram que os riscos na construção das novas usinas são pequenos.

O senador João Tenório (PSDB-AL) também participou dos debates na comissão, presidida inicialmente pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) e, posteriormente, pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG), presidente efetivo do colegiado.



09/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho defende uso de energia nuclear para evitar 'apagões'

Para Sarney, países devem reavaliar o uso da energia nuclear como matriz energética

Para Cristovam, políticos e governo se comportam como 'avestruz'

Augusto Botelho defende retomada do programa nuclear

CCT discute energia nuclear

CMA debate energia nuclear