Botelho presta sua homenagem a Brizola



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) prestou sua homenagem a Leonel Brizola, falecido no último dia 22, registrando seu pesar e declarando seu respeito à figura do líder trabalhista, por sua ética, coragem, confiança no povo brasileiro e luta contra os interesses do capital internacional e a corrupção.

Botelho destacou trechos de homenagens prestadas pelos demais senadores, enfatizando as várias qualidades que eles apontaram como características do líder morto.Ao final de seu discurso, o senador apontou três momentos na vida política de Leonel Brizola que, a seu ver, são os mais importantes.

- O primeiro foi o fato de ter sido sufragado nas urnas, quando candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, nas eleições de 1962, com um terço dos votos válidos naquela eleição. Em segundo, foi sua coragem de denunciar ao Brasil e ao mundo que estavam subtraindo sua eleição ao governo do estado do Rio de Janeiro, em 1982. E, por último, foi quando, em 1989, apoiou o presidente Lula nas eleições presidenciais, inclusive sendo candidato a vice-presidente em sua chapa contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) disse que muitos podem discordar da forma como Brizola fazia política, mas ninguém pode deixar de reconhecer seu nacionalismo intenso e seu trabalhismo sincero.



24/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy presta sua homenagem a Brizola

Comissão presta homenagem a Brizola

Augusto Botelho presta homenagem aos servidores públicos

Começa a homenagem a Leonel Brizola

Brizola faz homenagem à Assembléia Legislativa

Brizola recebe homenagem na Assembléia