Comissão presta homenagem a Brizola



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) lembrou as longas conversas que manteve no final da década de 70 com o ex-governador Leonel Brizola no Hotel Roosevelt, em Nova York, após abrir a reunião desta terça-feira (22) da Comissão de Educação (CE). As votações da comissão foram suspensas em homenagem ao fundador do PDT, falecido na noite de segunda-feira (21), que enfrentou parte de seu exílio nos Estados Unidos, onde o senador trabalhava então como jornalista.

- Às vezes, movido por uma saudade profunda do Brasil, o governador me chamava e passávamos horas conversando, o que me aproximou muito dele. Se já admirava suas idéias de defesa da soberania e da legalidade, nossos contatos me levaram a aprofundar a admiração e o respeito por ele - relatou Hélio Costa, que presidiu a reunião em decorrência da viagem ao Rio de Janeiro, para participar do velório de Brizola, do presidente da CE, senador Osmar Dias (PDT-PR).

Durante a reunião, o senador Cristovam Buarque (PT-DF), ex-ministro da Educação, elogiou o empenho do ex-governador pelo estabelecimento, no Brasil, de um modelo de ensino integral, por meio do qual as crianças mais pobres tivessem acesso, como as de classe média, a atividades culturais e esportivas habitualmente reservadas aos estudantes de classe média e alta. -Sou um petista brizolista-, definiu-se.

Em nome do PSDB, o senador Eduardo Azeredo (MG) elogiou Brizola por sua coerência e autenticidade. O senador Demostenes Torres (PFL-GO), por sua vez, lembrou os dois votos que deu ao ex-governador para presidente da República e ressaltou os grandes investimentos feitos pelo fundador do PDT na educação.

A biografia de Brizola, disse o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que recordou já ter sido filiado ao PDT, demonstrou ainda ser possível -fazer política com as mãos limpas-. O senador Flávio Arns (PT-PR) recordou a -luta de vida- de Brizola pela legalidade e pela constitucionalidade e a sua -profunda preocupação- com a questão social.

Ainda durante a reunião da CE, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) ressaltou o nacionalismo e a honestidade do ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Luiz Otávio (PMDB-PA) observou que o líder do PDT -deixou sua marca- no processo de abertura democrática do país. O senador José Maranhão (PMDB-PB) disse ainda que o ex-governador sempre se opôs ao -entreguismo- do governo militar.

- Podemos divergir de Brizola, mas ninguém poderá deixar de reconhecer a sua coragem, o seu patriotismo e a sua intransigência em torno dos postulados da soberania brasileira - afirmou Maranhão.





22/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy presta sua homenagem a Brizola

Botelho presta sua homenagem a Brizola

Comissão de Direitos Humanos presta homenagem às mulheres

Começa a homenagem a Leonel Brizola

Brizola faz homenagem à Assembléia Legislativa

Brizola recebe homenagem na Assembléia