Brasil ajuda Haiti a capacitar profissionais de engenharia
O Haiti vai receber ajuda brasileira para a formação de engenheiros, capacitando-os a elaborar e executar projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país caribenho. A formação de engenheiros faz parte do conjunto de iniciativas que marcam uma nova etapa na cooperação do Brasil com o Haiti. O anúncio foi feita nessa segunda-feira (20), pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, ao primeiro-ministro do Haiti, Laurent Salvador Lamothe.
Segundo Amorim, o auxílio brasileiro compreenderá não somente o envio de professores e a estruturação do curso de formação de engenheiros, mas também a construção, em território haitiano, da estrutura física necessária para abrigar os alunos, além da aquisição dos equipamentos e do material que será utilizado nas aulas.
O curso deverá ser ministrado por docentes do corpo de engenheiros militares brasileiros. De acordo com Amorim, a ideia é formar cerca de 500 haitianos no Brasil e outros 1.000 no próprio Haiti. Esses profissionais sairão capacitados não somente nas habilidades específicas da profissão, mas também para lidar com ações de defesa civil e de resposta a catástrofes naturais, situações muito comuns na ilha caribenha.
A oferta brasileira foi bem recebida pelo representante haitiano. Lamothe afirmou que seu país está preparado para receber o apoio na formação profissional em engenharia. Ele lembrou que, nos últimos três anos, seu país sofreu três catástrofes naturais, incluindo o trágico terremoto de 2010, além de furacões.
Durante o encontro, ficou acertada a assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países, cujos termos serão discutidos entre a diplomacia dos dois países. Em breve, o Brasil deverá enviar uma missão ao Haiti para tratar os detalhes da cooperação.
Nova etapa
- Brasil envia recursos para prevenção de doenças no Haiti
- Força-tarefa regulariza situação de mais de mil imigrantes haitianos no País
- Síntese das ações de cada órgão do governo federal junto aos haitianos
- Técnicos vão ao Acre para apoiar medidas de assistência aos haitianos
06/09/2013 16:07
Artigos Relacionados
Profissionais brasileiros se preparam para capacitar 2 mil agentes no Haiti
Programa Taxista Nota 10 vai capacitar 80 mil profissionais em todo Brasil
CI debate formação de profissionais da engenharia no Brasil
Brasil envia ajuda ao Haiti
Aprovada MP que ajuda populações atingidas por calamidades no Brasil e no Haiti
Cristovam: ajuda brasileira ao Haiti também beneficia o Brasil