Brasil envia ajuda ao Haiti



Logo após o terremoto no Haiti, o governo brasileiro se mobilizou para prestar assistência às vítimas da tragédia. Ontem, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) promoveu duas reuniões, em caráter emergencial, com todos os órgãos em condições de atuar no trabalho de ajuda humanitária para a população haitiana e os brasileiros na ilha.


Nesta quarta-feira (13) o ministro da Defesa, Nelson Jobim, juntamente com os comandantes das Forças Armadas, foram ao Haiti vistoriar a situação. A primeira ação de ajuda foi o envio de uma aeronave Hércules C-130 da Aeronáutica, baseada no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com carregamento de alimentos e medicamentos. Um outro avião está programado para seguir ao Haiti esta quinta-feira (14) levando 25 homens da Defesa Civil do Rio de Janeiro, cães farejadores e duas toneladas e meia de equipamentos e mais um carregamento de medicamentos.

A Marinha deve enviar um navio para transporte de materiais de maior volume e peso, além de um hospital de campanha e meios de produção de água potável. A Embaixada do Brasil em Porto Príncipe foi interditada em função dos danos causados pelo terremoto. Mas seus profissionais, com apoio das tropas do Brasil no Haiti, está dando suporte aos brasileiros afetados pela tragédia. E o Ministério das Relações Exteriores vai enviar pessoal especializado para reforçar os trabalhos de assistência.

Em  Questão edição nº 963 – 14/01/2010

 



02/03/2010 17:05


Artigos Relacionados


Brasil envia 30 ambulâncias e 360 toneladas de medicamentos ao Haiti

Brasil envia recursos para prevenção de doenças no Haiti

Brasil ajuda Haiti a capacitar profissionais de engenharia

Aprovada MP que ajuda populações atingidas por calamidades no Brasil e no Haiti

Cristovam: ajuda brasileira ao Haiti também beneficia o Brasil

Brasil envia ajuda humanitária às vítimas da chuva na Venezuela