Brasil apresentará avanços no monitoramento e acesso à água em fórum mundial
A partir desta segunda-feira (12), autoridades do Brasil e de vários países irão discutir, na França, as dificuldades e as medidas para aperfeiçoar o uso e o acesso à água. As discussões durarão uma semana, no Fórum Mundial da Água.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participa dos debates, assim como vários especialistas brasileiros e estrangeiros.
O Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, sob organização do Conselho Mundial da Água. A sexta edição é coordenada pelo governo da França, pela prefeitura de Marselha e pelo Conselho Mundial da Água, formado por cerca de 400 integrantes de 70 países.
O objetivo é elaborar metas técnicas e políticas para a conservação, proteção, o planejamento, a gestão e o uso da água em todo o planeta. Na ocasião, haverá espaço para o Banco Mundial e o Banco Central Europeu falar sobre o financiamento de projetos relativos à água.
O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, discursará sobre a governança global da água. De acordo com a assessoria da agência, serão compartilhadas as soluções e os projetos em desenvolvimento no setor. Paulo Varella, que também é da agência, deve mencionar os esforços feitos no Brasil e os avanços obtidos.
Os representantes da ANA citaram como exemplos, o Programa Produtor de Águas, de pagamento por serviços ambientais; o Prodes, de despoluição de bacias hidrográficas por meio do financiamento do tratamento do esgoto; o Atlas Brasil de Abastecimento Urbano de Água, como solução de monitoramento da eficiência no abastecimento; e a experiência com o gerenciamento dos recursos hídricos, além do monitoramento de rios e de eventos críticos.
Durante o fórum, as autoridades brasileiras falarão também sobre a Conferência Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.
O Brasil produz cerca de 12% da água doce superficial do planeta e, segundo dados da ANA, no País circulam 18% de toda água doce superficial da Terra.
No Brasil também está localizada grande parte da maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônica.
Fonte:
Agência Brasil
12/03/2012 12:05
Artigos Relacionados
Brasil vai sediar Fórum Mundial da Água
Senadores discutem a participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água
Petrobras participa do Pavilhão Brasil no Fórum Mundial da Água, na França
Brasil pode sediar Fórum Mundial da Água em 2018, diz ministra
Rollemberg destaca reconhecimento internacional do Brasil em Fórum Mundial da Água
Rodrigo Rollemberg destaca participação do Brasil no Fórum Mundial de Água, na França