Brasil vai sediar Fórum Mundial da Água



Com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Brasília vai sediar o 8º Fórum Mundial da Água em 2018. Desde o ano passado, o Instituto apoia a captação do evento que promete atrair 35 mil pessoas de 147 países. O Brasil será o primeiro País da América Latina a sediar o Fórum que vai propor debates que giram em torno de alternativas para o aproveitamento racional e sustentável do recurso hídrico.

Em agosto do ano passado, o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, realizou uma apresentação sobre o Brasil para dirigentes do Conselho Mundial da Água, que estiveram em Brasília com o objetivo de atestar a infraestrutura e serviços da cidade. Na lista para receber o evento, competiu Rússia (Moscou), Qatar (Doha) e Dinamarca (Copenhagen).

O diretor do Instituto ressaltou a capacidade do País em receber grandes eventos. “O Brasil irá sediar em uma década alguns dos maiores eventos mundiais, começando pela Rio+20, passando pela Copa das Confederações Fifa 2013, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016”, destacou Lomanto.

Para ele, a Embratur dá mais um passo importante de promoção turística do Brasil no exterior. “Isso mostra nossa total vocação como destino apto a receber os mais diversos encontros, com visitantes de todas as nações”, completou.

Segundo dados da International Congress and Convention Association (ICCA), Brasília foi a capital que mais evoluiu em relação à realização de eventos internacionais e, em 2012, conquistou a terceira posição no ranking da entidade, que é referência global. Ainda em 2012, o Brasil recebeu 360 eventos internacionais, ocupando a sétima posição na lista do ICCA.

A região do Distrito Federal está localizada no berço de três grandes bacias hidrográficas do País: São Francisco (Rio Preto), Tocantins/Araguaia (Rio Maranhão) e Paraná (rios São Bartolomeu e Descoberto). Além disso, o Brasil possui 12% da água doce superficial do planeta, além de grandes aquíferos subterrâneos. O País dispõe também de um amplo conjunto de boas práticas em gestão de recursos hídricos e tem desempenhado um papel relevante em ações de cooperação internacional.

Fórum Mundial da Água

O evento é promovido a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e contribui para aumentar a importância desse tema na agenda política internacional. Durante o Fórum, os participantes debatem para encontrar soluções de problemas relacionados à água e ao saneamento, contribuindo para a formulação de políticas públicas de uso racional dos recursos hídricos.

Já foram realizadas seis edições do Fórum. A última, que aconteceu em 2012, em Marseille, na França, a participação do Brasil teve um destaque especial. O País mobilizou quase 70 instituições entre governamentais, não governamentais e privadas. A sétima edição, prevista para 2015, será realizada na Cidade de Daegu, na Coreia do Sul.

Fonte:
Instituto Brasileiro de Turismo



26/02/2014 18:47


Artigos Relacionados


Brasil pode sediar Fórum Mundial da Água em 2018, diz ministra

Rollemberg recebe comitê que avalia possibilidade de Brasília sediar Fórum Mundial da Água

Senadores discutem a participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água

Florianópolis vai sediar Fórum Mundial de Educação em 2011

Petrobras participa do Pavilhão Brasil no Fórum Mundial da Água, na França

Brasil apresentará avanços no monitoramento e acesso à água em fórum mundial