Petrobras participa do Pavilhão Brasil no Fórum Mundial da Água, na França



Começou nesta segunda-feira (12) o VI Fórum Mundial da Água (6th World Water Forum), em Marselha, na França, que reúne delegações, empresas e organizações não governamentais de diversos países. O evento, que vai até o dia 17, é realizado próximo ao Dia Mundial da Água, celebrado dia 22, e tem o objetivo de expor os desafios que o mundo está enfrentando para o uso racional deste recurso, além de promover o debate e incentivar a mobilização da sociedade civil em torno do tema.

A Petrobras participa pela primeira vez como um dos patrocinadores do Pavilhão Brasil, organizado pelo governo federal, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), onde apresenta programas e projetos de uso racional e eficiente da água em suas unidades. Em 2011, o volume economizado pela empresa foi superior a 20 bilhões de litros, o que representa 10% da quantidade de água necessária às suas operações. A meta é chegar a 2013 com economia de 31 bilhões de litros por ano.

No dia 14, de março Mônica Linhares, gerente de Meio Ambiente da área de Smes (Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde), participará do painel “Água na Indústria”, apresentando a gestão de recursos hídricos na companhia, com exemplos de projetos ecoeficientes e de reuso. O objetivo é discutir soluções para a atuação do setor industrial frente aos riscos e oportunidades associados ao uso destes recursos.

Neste mesmo dia, também será feita uma apresentação sobre o Programa Petrobras Ambiental que, em 2012, conclui um ciclo de cinco anos com R$ 500 milhões de investimentos em projetos de conservação ambiental relacionados ao tema “Água e Clima”, em todo o Brasil. Em seguida, o ambientalista Gérard Moss falará sobre o Projeto Rios Voadores, que está inserido no programa. O pesquisador, que foi condecorado pela Rainha Elizabeth, da Inglaterra, por seu trabalho em prol do meio ambiente no Brasil, explicará como o desmatamento da Região Amazônica pode alterar o ciclo das chuvas, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do País.

Também durante o fórum, os visitantes terão a oportunidade de conhecer projetos de uso racional e eficiente da água realizados em áreas operacionais agência. O maior projeto de reúso de água do mundo será implantado no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A refinaria, que será um dos maiores empreendimentos da Petrobras, fará uso industrial de água de esgoto tratada, numa vazão total de 47,3 bilhões de litros por ano, volume suficiente para o consumo de uma cidade de 750 mil habitantes.

Outro projeto de reúso é realizado na Refinaria Henrique Lage (Revap), no Vale do Paraíba (SP), que recebeu, em 2011, uma tecnologia pioneira de biorreatores que retêm as bactérias presentes nos efluentes, melhorando ainda mais a qualidade da água tratada. Aliado à modernização e ampliação da estação de tratamento de água da refinaria, o projeto permitirá uma economia anual de até 2,6 bilhões de litros. Já no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo (Cenpes), foi construído um projeto inovador, chamado de Estação Móvel de Reúso de Água. Equipada com 15 unidades piloto, ela possibilita que as refinarias testem até 90 soluções tecnológicas diferentes para tratamento e reúso dos efluentes em busca do melhor resultado.

Fonte:
Petrobras

 



12/03/2012 20:52


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg destaca participação do Brasil no Fórum Mundial de Água, na França

Integração Nacional participará do Fórum Mundial da Água na França

Kátia Abreu diz ter apresentado proposta de APP mundial no Fórum da Água, na França

Petrobras participa do Fórum Econômico Mundial 2011

Brasil vai sediar Fórum Mundial da Água

Senadores discutem a participação do Brasil no 5º Fórum Mundial da Água