Brasil assina declaração que propõe novo posicionamento do setor de turismo com a mídia



O Brasil participou nesta semana do 1º Seminário Internacional de Turismo e Comunicação Social, realizado pela Organização Mundial de Turismo (OMT). O encontro aconteceu em Zagreb, na Croácia, com o tema “Turismo nas Manchetes”.

O seminário contou com a presença de mais de 400 profissionais envolvidos com o turismo e comunicação, entre eles agentes de viagens, representantes da mídia, especialistas em comunicação e órgãos de turismo de todo o mundo. O resultado foi uma “Declaração de Zagreb sobre o posicionamento do turismo na mídia”.

Focar na relevância do turismo para o bem-estar social, por meio de números, mas mantendo a percepção de que por trás dos números existem as pessoas e manter um relacionamento franco, aberto e construtivo com a mídia, essas foram as principais recomendações sugeridas no documento.

O Brasil participou do encontro por meio da presença do diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, que participou como debatedor de um painel que reuniu representantes da Edelman, News Week e Google.

Marcelo Pedroso explicou que a conferência teve como objetivo analisar a relação entre turismo e os meios de comunicação, já que o setor é um dos que mais cresce em sua representatividade no movimento econômico global e busca maior presença nos cadernos de negócios, economia e política e de um debate qualificado em torno de sua importância.

“Segundo dados apresentados pela OMT, o turismo se tornou uma das forças motrizes do emprego global, da segurança econômica e do bem-estar social do século 21. O setor hoje representa 5% do PIB global, um em cada doze postos de trabalho em todo o mundo, e 30% das exportações do mundo de serviços, ocupando o quarto lugar depois de combustíveis, produtos químicos e produtos automotivos”, disse Pedroso.

 

Motor de crescimento econômico

Na abertura da conferência, a primeira-ministra croata, Jadranka Kosor, destacou a relevância do turismo como "um motor de crescimento econômico e um dos criadores mais eficaz de novos empregos", apontando para a necessidade de refletir esta mensagem na mídia.

Membros da impressa digital e mídia televisiva falaram sobre como tornar o turismo uma notícia. "A importância econômica do turismo é muito clara, mas no ritmo atual da geração de pautas, o segmento precisa chamar a atenção, mostrar para a opinião pública o reflexo do turismo na vida das pessoas por meio de números e experiências”, disse o correspondente da CNN, Frederik Pleitgen.

"Esta é uma relação de mão dupla", disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. "A mídia deve reconhecer o turismo, mas também precisamos ouvir a mídia, falar sua linguagem, entender suas necessidades e oferecer as histórias humanas por trás dos fatos e números".

Segundo a Embratur, o evento foi também uma oportunidade para aprimorar as habilidades de comunicação dos agentes de turismo, com apresentações e debates sobre as estratégias de comunicação e ferramentas práticas disponíveis para fazer com que sua mensagem seja transmitida por meio da mídia.

 

Fonte:
Embratur



27/09/2011 18:29


Artigos Relacionados


Brasil assina declaração de 53 países para unificar combate ao terrorismo nuclear

Setor de eventos alavanca turismo no Brasil

Setor de turismo no Brasil já representa 3,7% do Produto Interno Bruto

SERRA PROPÕE CRIAÇÃO DE NOVO TÍTULO PARA FINANCIAR SETOR PÚBLICO

Preços abusivos atrapalham setor de turismo no Brasil, diz presidente da Embratur

JÚLIO PROPÕE MEDIDAS PARA MELHORAR TURISMO NO BRASIL