JÚLIO PROPÕE MEDIDAS PARA MELHORAR TURISMO NO BRASIL



O senador Júlio Campos (PFL-MT) defendeu a adoção de "políticas amplas e arrojadas" para desenvolver as atividades da indústria do turismo do país. Segundo o senador, o país precisa melhorar a infra-estrutura, aumentar os investimentos e diminuir os custos internos, além de vender no exterior uma imagem correta do Brasil "com respeito e com orgulho". Ele disse que a experiência em querer mostrar o bizarro, "já provou que, na prática só contribuiu para nos desmoralizar".

Depois de citar dados demonstrando o crescente déficit da chamada conta-turismo, que teria chegado a 3,6 bilhões de dólares negativos, o senador afirmou que o fraco desempenho do turismo brasileiro deve-se a problemas estruturais, e não a questões conjunturais, "como pensam alguns dirigentes da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur)".

- Enquanto não atacarmos os graves problemas estruturais que temos em matéria de qualidade de vida, não teremos as mínimas condições de disputar com dignidade uma fatia importante dos bilhões de dólares que circulam anualmente no mercado turístico internacional - assinalou.

Júlio Campos considera um equívoco a Embratur excluir pacotes turísticos internacionais do sistema de consórcios sob a alegação que o fraco desempenho desse mercado no país deve-se "ao grande fluxo de voôs internacionais".

O senador também desaprovou a redução para R$ 300,00 no limite de isenção de compras realizadas em duty free - incluída no pacote de ajuste fiscal do governo - afirmando que, nesse caso, a metade da receita das vendas fica no Brasil, ao contrário do que ocorre com compras efetuadas no exterior, cujo limite permaneceu em R$ 500,00.



14/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS PROPÕE MEDIDAS DE INTEGRAÇÃO PARA DESENVOLVER PAÍS

Expedito Júnior propõe medidas para melhorar relação entre população e agentes de trânsito

Luiz Henrique diz que Brasil precisa melhorar sua participação no turismo internacional

Aécio propõe medidas para o 'Brasil novo que emerge das ruas'

JÚLIO PEDE MEDIDAS PARA EVITAR O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA

Brasil assina declaração que propõe novo posicionamento do setor de turismo com a mídia