Brasil comemora pelo segundo ano o dia do Rádio
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu o dia 13 de fevereiro como o Dia Mundial do Rádio. A data foi escolhida para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946. Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de todos os segmentos de público em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% dos lares têm um aparelho de rádio. Uma pesquisa da agência revela que a audiência do rádio subiu para 500 mil pessoas a mais no segundo trimestre de 2010, se comparado ao mesmo período de 2009.
Apesar dos canais de mídias sociais e da disseminação da TV por meio da internet, o rádio continua crescendo em penetração e em importância. No leste da África, por exemplo, o número de rádios comunitárias que transmitem nas línguas locais está aumentando. A Rádio ONU transmite programas e noticiários, diariamente, nas seis línguas oficiais da organização, mais português e suaíle. Programas em mais cinco idiomas, incluindo hindi, urdu e indonésio, são apresentados semanalmente.
O Rádio no Brasil
A primeira cidade brasileira a fazer uma transmissão radiofônica foi Recife, em 1919. Porém, a primeira emissora instalada foi no Rio de Janeiro, em 1922. Em 1923, foi fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por Roquette Pinto e Henry Morize, que transmitia conteúdos educacionais.
- Ary Barroso foi o compositor mais representativo da era do rádio e o maior nome do samba-exaltação
- Aberta seleção para novas rádios comunitárias em 75 municípios
- Preparativos do País para Copa 2014 são tema de programa de rádio semanal
03/09/2013 16:45
Artigos Relacionados
Rádio Senado apresenta segundo programa de série sobre o pau-brasil
Brasil comemora 90 anos de transmissão do primeiro programa de rádio
Eduardo Braga comemora resultados da indústria do Brasil e do Amazonas divulgados pelo IBGE
Gleisi comemora aprovação do reajuste no valor pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia de Itaipu
Brasil já tem condições de decidir padrão de rádio digital, diz especialista à Rádio Senado
Rádio Senado apresenta programa sobre o segundo turno das eleições