Brasil comemora pelo segundo ano o dia do Rádio



A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu o dia 13 de fevereiro como o Dia Mundial do Rádio. A data foi escolhida para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946. Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de todos os segmentos de público em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% dos lares têm um aparelho de rádio. Uma pesquisa da agência revela que a audiência do rádio subiu para 500 mil pessoas a mais no segundo trimestre de 2010, se comparado ao mesmo período de 2009.

Apesar dos canais de mídias sociais e da disseminação da TV por meio da internet, o rádio continua crescendo em penetração e em importância. No leste da África, por exemplo, o número de rádios comunitárias que transmitem nas línguas locais está aumentando. A Rádio ONU transmite programas e noticiários, diariamente, nas seis línguas oficiais da organização, mais português e suaíle. Programas em mais cinco idiomas, incluindo hindi, urdu e indonésio, são apresentados semanalmente.

O Rádio no Brasil

A primeira cidade brasileira a fazer uma transmissão radiofônica foi Recife, em 1919. Porém, a primeira emissora instalada foi no Rio de Janeiro, em 1922. Em 1923, foi fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por Roquette Pinto e Henry Morize, que transmitia conteúdos educacionais.