Brasil compartilha projetos destinados à superação da extrema pobreza com El Salvador
Representantes do governo de El Salvador vieram ao Brasil para conhecer projetos bem-sucedidos na área de inclusão produtiva, uma das ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destinadas à superação da extrema pobreza. A visita dá andamento ao projeto de cooperação técnica firmado em 2010 entre o Brasil e El Salvador com o objetivo de implantar um sistema de proteção social naquele país centro-americano.
A comitiva conheceu locais indicados pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) de Osasco. Entre eles, a feira de artesanato de empreendedores da economia solidária, o Centro de Inclusão Digital Móvel, o Núcleo de Artes Cênicas Sebastian e o Portal do Trabalhador. A delegação de El Salvador fez uma visitação domiciliar a beneficiários do Bolsa Família, observou o acompanhamento das contrapartidas nas áreas de saúde e educação e conheceu a Casa da Cidadania, a Cooperativa de Costura e a Sociedade Pestalozzi.
O assessor da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Sérgio Lima de Oliveira, apresentou a e comitiva o Plano Brasil Sem Miséria.
Cadastro Único
A próxima etapa do projeto de cooperação entre Brasil e El Salvador está programada para a segunda quinzena de maio, quando representantes da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do MDS vão ajudar a implantar o Cadastro Único – instrumento que identifica e localiza as famílias de baixa renda, permitindo conhecer sua realidade socioeconômica para que possam ser incluídas nos programas sociais. “O governo salvadorenho já tem um desenho do Cadastro Único e os representantes brasileiros vão a El Salvador para viabilizar sua implantação, verificando as dificuldades e adaptando-o às necessidades locais”, disse o representante da Assessoria Internacional do ministério, Márcio Oliveira Gomes.
El Salvador é o menor país da América Central e a terceira maior economia da região. Tem população de aproximadamente 6,2 milhões de pessoas e 5% dessa população vive abaixo da linha da pobreza.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social
20/04/2012 17:27
Artigos Relacionados
Plano de Segurança Alimentar é aliado do Brasil Sem Miséria na superação da extrema pobreza
Plano de superação da extrema pobreza completa um ano
Rio de Janeiro avança na superação da extrema pobreza
Superação da extrema pobreza é tema de seminário nacional
Sergipe e Aracaju lançam plano de superação da extrema pobreza
Mercosul articula políticas sociais de superação da pobreza extrema