Brasil condena ataque israelense a ativistas pró-Gaza



O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota nesta segunda-feira (31) condenando o ataque israelense a um dos barcos que levava ajuda humanitária internacional à Gaza.  O ataque resultou na morte de dezenas de pessoas e muitos outros ficaram feridos. O Itamaraty Informa ainda que a representante brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU) foi instruída para apoiar a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU para discutir a operação militar israelense.

O embaixador de Israel no Brasil foi chamado ao Itamaraty para que seja manifestada a indignação do governo brasileiro com o incidente e a preocupação do País com a situação da cidadã brasileira Iara Lee, que estava em uma das embarcações.

 “O Brasil condena, em termos veementes, a ação israelense, uma vez que não há justificativa para intervenção militar em comboio pacífico, de caráter estritamente humanitário. O fato é agravado por ter ocorrido, segundo as informações disponíveis, em águas internacionais. O Brasil considera que o incidente deva ser objeto de investigação independente, que esclareça plenamente os fatos à luz do Direito Humanitário e do Direito Internacional como um todo”.


Fonte:
Ministério das Relações Exteriores

 



31/05/2010 18:47


Artigos Relacionados


Em nota, Brasil condena ataque no Iêmen e critica ações terroristas

País condena ataque que matou ex-presidente do Afeganistão

Brasil poderá doar R$ 25 milhões para a reconstrução de Gaza

Brasil vai doar US$ 7,5 milhões para refugiados palestinos na Faixa de Gaza

CAE adia decisão sobre ajuda financeira do Brasil para reconstrução de Gaza

Para José Fogaça, o Brasil não deve aceitar um ataque ao Iraque sem o apoio da ONU