Brasil cumpriu 75% da meta mundial de conservar biodiversidade, diz MMA



Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Brasil cumpriu 75% da meta mundial de conservação da biodiversidade através de experiências de conservação criadas em todo País. O dado será apresentado durante a 10º Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10) das Organizações das Nações Unidas (ONU), que acontece em outubro, em Nagoya, no Japão.


De acordo com a secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Maria Cecília Wey de Brito, a experiência brasileira é incontestável. A secretaria disse que as discussões na COP-10 devem ser feitas em torno de novos recursos para conservação da biodiversidade. “Vamos chegar em um número e mostrar para o mundo quanto isso custa. Nós sabemos que, no Brasil, esse custo é muito pouco ressarcido pelos cofres governamentais. Recebemos 25% daquilo que seria necessário para manter o sistema funcionando”,disse.


Maria Cecília ressaltou a importância do Brasil ter deixado de olhar apenas para a Amazônia como um ambiente importante e passado a perceber o que está acontecendo nos outros biomas. “Passamos a monitorar o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, o Pampa e a Mata Atlântica. Isso também nos dá um quadro para várias ações de políticas públicas para detectar o que causa os danos nesses biomas e como atuar preventivamente”.


Fonte:
Agência Brasil

 



26/08/2010 19:38


Artigos Relacionados


O que o Brasil está fazendo para conservar a biodiversidade

Brasil cumpriu 10% da meta de avanço na participação no Enem para a década, diz ministro

Rollemberg saúda adesão do Brasil a rede mundial sobre biodiversidade

Banco Mundial apóia empresas na defesa da biodiversidade

Marinha celebra Dia Mundial da Biodiversidade nesta terça-feira (22)

Dia Mundial do Meio Ambiente: Meta do Estado é chegar em 2020 com 20% de cobertura vegetal