Brasil cumpriu 10% da meta de avanço na participação no Enem para a década, diz ministro



Ao comentar o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 no programa Bom-Dia, Ministro desta sexta-feira (16), o ministro da Educação, Fernando Haddad, convidado do programa, afirmou que pela primeira vez, foi possível fazer a comparação do Enem. “além do aumento da participação, saímos de 820 mil concluintes para 1,1 milhão e conseguimos aumentar dez pontos na média. Isso significa que cumprimos 10% da meta esperada para a década”. O programa é realizado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e a EBC Serviços.

 Mais de 3,2 milhões de estudantes em todo o País participaram das provas. Entre eles, 1,1 milhão de concluintes do ensino médio regular. Os resultados de exame são calculados a partir do desempenho desses alunos.

“Esperamos que o ensino médio comece a reagir, principalmente pela substituição dos vestibulares pelo Enem, que organiza o currículo no ensino médio”, acrescentou o ministro.

Haddad também comentou as novas ações que o Ministério da Educação estuda para melhorar a qualidade da educação pública no País, como a ampliação do total de dias letivos de 200 para 220. “Os alunos de escolas públicas têm 800 horas de aula por ano; os das escolas particulares, 25% a mais de tempo”, afirmou. “E sabemos que o número de dias letivos tem impacto grande na qualidade de educação.”

Outra proposta do MEC é a de antecipar, em um ano, a extensão do ensino de tempo de integral a 32 mil escolas até 2013. Hoje, 15 mil escolas no Brasil oferecem a jornada integral. A economia de quase R$ 1 bilhão nas compras feitas pelo MEC e a construção de 5 mil creches e quadras esportivas também foram assuntos comentados pelo ministro. 

Ouça o programa de rádio Bom-dia, ministro. 


Fonte:
Ministério da Educação  



16/09/2011 17:25


Artigos Relacionados


Brasil cumpriu 75% da meta mundial de conservar biodiversidade, diz MMA

Ministro da Fazenda diz que Brasil não terá década perdida

Ministro da Justiça lamenta vazamento do caso Siemens e diz que cumpriu a lei

EMÍLIA VÊ AVANÇO DA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS ELEIÇÕES

Ministro do Planejamento deve incluir meta nominal para superávit primário

Roberto Cavalcanti pede ao ministro da Integração Nacional solução para o avanço do mar nas praias da Paraíba