Rollemberg saúda adesão do Brasil a rede mundial sobre biodiversidade



A adesão do Brasil à Plataforma Internacional de Informação sobre a Biodiversidade foi saudada nesta sexta-feira (9) pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em discurso no Plenário. A plataforma é uma rede mundial de dados, na internet, com acesso livre sobre biodiversidade.

A partir da plataforma, informou o senador, dados que estão dispersos e armazenados em linguagens de informática diferentes serão reunidos e padronizados, facilitando o acesso dos interessados.

– Essa iniciativa é importante exatamente porque integra critérios para registro de dados. Além de guardar os dados, faz a descrição do material disponível e desenvolve ferramentas de informática que permitem integrar bases de dados em formatos diferentes, facilitando o acesso dos usuários – destacou.

A plataforma, frisou Rollemberg, integra esforços mundiais de conservação da biodiversidade e de busca de soluções para compatibilização entre desenvolvimento e proteção do meio ambiente. Também contribui para formulação de políticas públicas de aproveitamento dos recursos naturais, observou o parlamentar.

– Esse é um dos nossos grandes desafio da agenda pós-Código Florestal: como fazer com que o Brasil continue sendo um grande produtor de alimentos e de agroenergia, garantindo índices cada vez melhores de produtividade, mas também garantindo sustentabilidade na sua produção agrícola.

Eco Informática

O senador destacou ainda a realização da 8ª Conferencia Internacional em Eco Informática, que será realizada em Brasília, no dia 3 de dezembro. O evento será sediado pela Universidade de Brasília (UnB) e terá como tema o fornecimento de informações para tomada de decisão sobre conservação da biodiversidade e de recursos naturais.

Em seu pronunciamento, o senador também agradeceu por ter seu nome na lista dos dez melhores parlamentares em atuação no Congresso e dos cinco melhores com atuação em inovação tecnológica e defesa do consumidor, em votação promovida pelo site Congresso em Foco.



09/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg fala sobre participação do Brasil no Fórum Mundial das Águas

Brasil cumpriu 75% da meta mundial de conservar biodiversidade, diz MMA

Rollemberg destaca reconhecimento internacional do Brasil em Fórum Mundial da Água

Rodrigo Rollemberg destaca participação do Brasil no Fórum Mundial de Água, na França

Rollemberg: é preciso compreender que biodiversidade produz riqueza

Papaléo saúda a criação no Amapá do Centro de Pesquisa da Biodiversidade