Brasil debate metas de redução de emissões em reunião do Basic



Brasil, África do Sul, Índia e China, países que formam o grupo Basic, se reunirão nos dias 25 e 26 de abril na Cidade do Cabo, África do Sul, para discutir uma estratégia de negociação para a próxima Conferência de Mudanças Climáticas, que acontecerá em dezembro no México.


Um dos objetivos do encontro é pressionar países desenvolvidos a definir metas de redução de emissões, que sejam suficientes para impedir que a temperatura ultrapassasse o aumento previsto de 2º C. O financiamento dos projetos de redução dos gases do efeito estufa e de adaptação para reagir às mudanças climáticas, também serão discutidos no encontro.


Inicialmente a ação exigiria investimento de U$ 100 bilhões por ano até 2020. No Acordo de Copenhague, o valor caiu para R$30 bilhões e, de fato, tem garantido U$ 4,5 bilhões para as ações de curtíssimo prazo, como projetos de Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação (REDD). A quantia exata, o cuidado desses recursos e o mapeamento dos fundos já existentes fazem parte de outra discussão no âmbito da Convenção da ONU.

Maiores economias discutem energia e clima


Nos dias 18 e 19 de abril, a cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos, recebeu o Fórum das Maiores Economias sobre Energia e Clima (MEF, sigla em inglês). Na ocasião, foram discutidos o tipo de acordo que deve resultar da Conferência, apontando para um documento legalmente vinculante, ou seja, obrigatório para todos os países. A dificuldade, no entanto, aparece em relação à adesão de todos os países, sejam eles desenvolvidos ou em desenvolvimento.


A posição defendida pelo Brasil é que o acordo tenha o formato de um protocolo adicional, complementar ao de Kyoto, que passa pelo seu primeiro período de 2008 a 2012. Não se trataria de uma substituição, mas sim de um segundo período do Protocolo, com complementações.

 

Fonte:

Ministério do Meio Ambiente



12/08/2010 04:16


Artigos Relacionados


Brasil não deve assumir metas de redução de emissões de carbono, dizem especialistas

Petrobras anuncia metas ambientais que preveem redução gradual de emissões até 2015

Acordo global de redução de emissões deve preceder reunião de Copenhague

Comissão mista debate regulação sobre redução das emissões de carbono

Marina quer que Brasil defina meta de redução de emissões para Copenhague e assuma posição protagonista

Brasil terá metas de redução do desmatamento e queimadas