Brasil decreta sete dias de luto pela morte de Mandela
O Brasil terá sete dias de luto pela morte do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, contados a partir da sexta-feira (6). O funeral de Mandela será no próximo domingo (15), e a presidenta Dilma Rousseff viajará ao país para acompanhar a cerimônia.
O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, informou que os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva foram convidados e aceitaram acompanhar a presidenta Dilma Rousseff aos funerais de Nelson Mandela. A comitiva presidencial parte do Rio de Janeiro na segunda-feira (9).
O ex-presidente será enterrado com honras de chefes de Estado e diversos líderes mundiais devem comparecer ao funeral.
Na terça-feira (10) será realizada uma cerimônia nacional em memória do líder, no estádio de Soweto, em Johanesburgo. O corpo do ex-presidente ficará exposto na sede da presidência em Pretória, entre a próxima quarta (11) e sexta-feira (13). No domingo, Mandela será sepultado na aldeia de Qunu, no sul do país, onde foi criado. A África do Sul terá luto nacional de uma semana, a começar neste domingo (8).
Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, o ex-presidente morreu aos 95 anos, vítima de complicações respiratórias. A morte do líder foi anunciada pelo presidente sul-africano Jacob Zuma, em uma transmissão televisiva.
Fonte:
07/12/2013 14:39
Artigos Relacionados
Governador decreta luto oficial pela morte de dona Ruth Cardoso
Haiti: Lula decreta três dias de luto e divulga nota de pesar
Tebet é enterrado em Mato Grosso do Sul e Renan decreta luto de três dias
Mercadante diz que Congresso está de luto pela morte de Pinotti
Em luto pela morte de Jonas Pinheiro, Senado cancela atividades
CDH suspende audiência em sinal de luto pela morte de Itamar Franco