Brasil desenvolve e passa a produzir vacina contra esquistossomose
Fundação Oswaldo Cruz promete imunização mundial em até cinco anos
O Brasil criou e vai produzir a vacina contra esquistossomose, doença crônica causada pelo parasita Schistosoma, anunciou nesta terça-feira (12) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Estima-se que a doença afete 200 milhões de pessoas em áreas pobres no Brasil, e até 800 milhões de pessoas possa estar expostas ao contágio somando os países africanos e da América Central.
A esquistossomose é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a segunda doença parasitária mais devastadora, atrás apenas da malária. Para a chefe do Laboratório Esquistossomose Experimental da Fiocruz, Miriam Tendler, em até cinco anos, é possível imunizar toda população dos locais onde ocorre a endemia.
O anúncio feito nesta segunda-feira (11)é relativo à fase de testes de segurança e eficácia da vacina, exigidos antes da liberação para produção em grande escala. Vinte voluntários participaram dos testes no Brasil e confirmaram os testes antes feitos em outros mamíferos. A partir da comprovação da segurança, serão feitos teste em larga escala no Brasil e na África.
As pesquisas para produção da vacina contra esquistossomose começaram em 1975, na Fundação Osvaldo Cruz. Depois de identificado o princípio ativo com efeito farmacológico contra o parasita, cientistas brasileiros identificaram proteína presente em outros parasitas, o que possibilita a produção de vacina polivalente, que poderá servir até para gado de corte. A primeira patente foi depositada na década de 1990, e, nos anos 2000, criou-se um modelo de negócio para industrialização da vacina.
Leia mais:
Eliminação da Esquistossomose é o novo desafio da OMS
Saúde reforça combate a doenças negligenciadas, como hanseníase e esquistossomose
Brasil Sem Miséria vai combater doenças que atacam pessoas em extrema pobreza
Fonte:
Agência Brasil
12/06/2012 17:27
Artigos Relacionados
Eduardo Lopes comemora descoberta de vacina contra esquistossomose
CARLOS PATROCÍNIO PARABENIZA MÉDICA POR VACINA CONTRA A ESQUISTOSSOMOSE
Instituto Butantan vai produzir vacina contra coqueluche para grávidas
SP entra na reta final para produzir vacina inédita contra o ‘HPV bovino’
OMS deve financiar vacina brasileira para esquistossomose
Brasil passa a produzir kit para diagnóstico de gripe H1N1