Eduardo Lopes comemora descoberta de vacina contra esquistossomose



O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (26), a descoberta, pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), de uma vacina contra a esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d’água. A doença, causada por um parasita conhecido como Schistosoma, tem sintomas como anemia, febre e diarreia, que podem levar à morte. Em todo mundo, existem hoje cerca de 200 milhões de pessoas infectadas, sendo 2,5 milhões no Brasil. O senador parabenizou o instituto e a pesquisadora responsável pelo trabalho, Miriam Tendler, pelo feito que, em sua avaliação, mostra a posição de destaque do Brasil na área.

A vacina, desenvolvida e patenteada pela Fiocruz, foi aprovada em sua primeira fase. Eduardo Lopes destacou que a esquistossomose é uma doença comum em regiões mais pobres, desprovidas de saneamento básico e água potável. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários, mas não impede a contaminação do ambiente em que o paciente vive.

Para o senador, a situação ideal seria não haver mais ambientes propícios ao parasita, mas, uma vez que isso ainda é muito difícil, a descoberta da vacina vai ajudar a erradicar a doença, ao imunizar a população que vive em áreas de risco.

- Pasmem, mais de 10% da população do planeta correm risco de contaminação por viverem em áreas infestadas. No Brasil, as regiões mais atingidas são Norte e Nordeste e parte do norte de Minas Gerais. E só a malária supera a esquistossomose entre as doenças parasitarias que mais nos atingem – relatou.

Eduardo Lopes explicou que, apesar de te sido aprovada na primeira fase de análises, a vacina ainda precisa ser testada e estudada por cerca de cinco anos antes de ser usada na imunização da população. Outro detalhe é que a vacina, além de combater a esquistossomose, mostrou-se eficaz também para imunizar contra a fasciolose (verminose que afeta o gado) e poderá ser usada no futuro para evitar a contaminação por outros tipos de verminoses.

Rio+20

Eduardo Lopes registrou ainda sua participação na Cúpula Mundial dos Legisladores, um dos eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A cúpula contou com a participação de representantes de parlamentos do mundo inteiro. O senador destacou a importância dessa reunião paralela, uma vez que, para a adoção de qualquer novo modelo de desenvolvimento sustentável, será preciso alterar a legislação e contar com a atuação dos Legislativos.



26/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil desenvolve e passa a produzir vacina contra esquistossomose

CARLOS PATROCÍNIO PARABENIZA MÉDICA POR VACINA CONTRA A ESQUISTOSSOMOSE

OMS deve financiar vacina brasileira para esquistossomose

Eduardo Lopes comemora crescimento de Celso Russomano em São Paulo

Eduardo Lopes comemora decisão liminar do STF sobre royalties

Eduardo Lopes comemora promulgação da emenda que beneficia médicos militares