Brasil deve crescer só 1,8% neste ano, diz FMI



Brasil deve crescer só 1,8% neste ano, diz FMI

O FMI deve reduzir sua previsão de crescimento para o Brasil, os EUA e a Alemanha, mas manterá inalteradas suas projeções para o crescimento global neste ano em 2002.

As informações constam de uma cópia do próximo relatório, que ainda irá a público. No texto, o Fundo diz que o Brasil crescerá 1,8% em 2001, contra 2% na previsão de novembro.

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse esperar índice de 3% neste ano. A projeção do FMI para o País em 2002 continua em 2%. Para os EUA, o Fundo baixou de 1,1% para 1% a previsão do ano. A Alemanha teve revista a projeção de 0,7% para 0,5% (2001).

Para o mundo, o FMI continua a rever incremento de 2,4% nos dois anos. (pág. 1 e B4)


  • O Governo permitirá que os consumidores residenciais, comerciais e que prestam serviços retirem do cálculo da meta de racionamento de energia do verão meses de gasto atípico. A meta levará em conta ao menos dois meses entre novembro de 2000 e março deste ano.

    O objetivo é desconsiderar meses em que o consumo é muito baixo, já que muitas famílias viajam no verão. (pág. 1 e B3)


  • As forças afegãs e norte-americanas que enfrentam a Al Qaeda em Tora Bora, no leste afegão, concentraram seus ataques às montanhas entre os vales de Wazir e Agam, onde pode estar obrigado o terrorista saudita Osma bin Laden.

    As informações sobre o paradeiro do terrorista são contraditórias. Oficiais do Pentágono, sob anonimato, dizem que Bin Laden está na região. Segundo a agência islâmica "AIP", ele deixou o local em 25 ou 26 de novembro. (pág. 1 e A14)


  • Parte do mundo islâmico reagiu com ceticismo ao vídeo em que Osama bin Laden assume ter planejado os atentados de 11 de setembro nos EUA. A autenticidade do vídeo foi contestada. Só a Arábia Saudita reconheceu a ligação de Bin Laden com os ataques. (pág. 1 e A13)


  • A Transbrasil conseguiu convencer ontem a Varig e a Rio Sul a voltar a embarcar seus passageiros a partir de hoje.

    As duas companhias haviam cancelado anteontem a troca de bilhetes, realizada durante nove dias. A empresa parou de voar por falta de verba para pagar o combustível.


    A Embraer fechou a venda de 75 jatos para a empresa dos EUA, no valor total de US$ 1,1 bilhão. (pág. 1 e B5)


  • O ex-banqueiro Salvatore Cacciola, dono do banco Marka - quebrado na desvalorização do real em janeiro de 1999 e socorrido pelo Banco Central -, escreveu um livro em que conta os 37 dias na prisão e a fuga para a Itália, onde vive.

    Cacciola acusa a existência de esquema de informação privilegiada no BC à época. (pág. 1 e A13)


  • Depois de ser impedido quatro vezes por estudantes de apresentar sua dissertação de mestrado sobre policiamento comunitário, o capitão da PM Francisco Rohrer recebeu uma nota 9 ontem na PUC-SP.

    Ele é acusado por estudantes de ter liderado ação que terminou em confronto em protesto antiglobalização. (pág. 1 e C4)


  • A Justiça decretou a prisão provisória, por 15 dias, de cinco policiais acusados de comandar o tráfico de drogas na região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo.

    A acusação é baseada em imagens e depoimentos divulgados pelo Ministério Público. Três deles negaram as acusações em entrevista. (pág. 1 e C1)


  • Forças de Israel mataram oito palestinos e prenderam mais de 30 na busca de extremistas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, em resposta à onda de atentados. A Autoridade Nacional Palestina acusou o primeiro-ministro Ariel Sharon de crimes de guerra. (pág. 1 e A14)



    EDITORIAL

    "O mal autêntico" - A expressão "banalidade do mal", consagrada pela filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975), já se tornou um lugar-comum quando se trata de qualificar a motivação de grandes criminosos. A própria Arendt a utilizou para descrever o rigor metódico com que Adolf Eichmann se esmerou na execução da "solução final", o extermínio de milhões de judeus nos campos de concentração nazistas.

    Apesar de desgastada, a frase cai como uma luva para caracterizar o vídeo em que o arquiterrorista Osama bin Laden admite que tinha conhecimento prévio e detalhado das sangrentas ações de 11 de setembro. (...) (pág. A-2)



    COLUNA

    (Painel) - A ascensão de Roseana (PFL) nas pesquisas não mexe apenas com a disputa presidencial. Em vários estados onde o PFL estava disposto a apoiar outros partidos, já se fala em lançar candidaturas próprias para fortalecer o palanque da maranhense.


  • No Distrito Federal, por exemplo, o PFL pretendia apoiar a reeleição de Joaquim Roriz (PMDB). Mas já discute a possibilidade de lançar o deputado Paulo Octávio. Em Minas, cogita-se a candidatura do ministro Roberto Brant e, em Pernambuco, a de José Mendonça.


  • Professores das universidades federais, reunidos hoje em Brasília, ameaçam retomar a greve caso o Senado não aprove até a próxima quarta-feira o aumento salarial dado pelo Governo, que colocou fim à paralisação.


  • O presidente do Conselho de Ética do Senado, Juvêncio da Fonseca (PMDB), quer esvaziar ainda mais a comissão. Um dos seus projetos pretende impedir que a Corregedoria da Casa tenha assento e voto no órgão. (pág. A4)


    Topo da página



    12/15/2001


    Artigos Relacionados


    Produção de carros deve crescer 8% neste ano

    Investimentos no Brasil devem crescer de 5% a 6% neste ano, diz Mantega

    FMI diz que Brasil deve crescer 7,1% em 2010

    Turismo de saúde no Brasil deve crescer 35% em 5 anos

    Energia eólica no Brasil deve crescer 600% em três anos

    Brasil deve crescer quase 2% em 2014, dizem analistas do mercado