Brasil e Alemanha discutem cooperação internacional na área de ciência e tecnologia



Representantes de Brasil e Alemanha se reuniram nesta quarta-feira (2), em Brasília, para discutir acordos de cooperação em ciência e tecnologia (C&T). Participaram do encontro o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante; o embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig; o conselheiro de assuntos científicos e intercâmbio acadêmico, Dirk Schüller; e a ministra Carmen Ribeiro Moura.

A cooperação em C&T entre Brasil e Alemanha é amparada pelo Acordo Geral sobre Cooperação nos Setores de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, assinado em junho de 1969. Os dois países se reúnem periodicamente para tratar da cooperação no setor.

Em 1997, o acordo foi atualizado, estabelecendo como temas prioritários as áreas de pesquisa ambiental e tecnológica, pesquisa de materiais, tecnologias de informação e comunicação, pesquisa marinha, biotecnologia, ciências geológicas e pesquisa espacial. Em 2000, foram incorporadas as áreas de genoma e nanotecnologia.

Atualmente, os recursos destinados pelo MCT e suas agências de fomento aos programas de cooperação com a Alemanha chegam a cerca de R$ 20 milhões. Deste valor, R$ 13 milhões são para o Observatório da Torre Alta da Amazônia (OTAA).

As cooperações são realizadas através de apoio a programas temáticos, como o Programa em Tecnologia de Manufatura (Bragecrim), o Programa Ciências do Mar; o Projeto de Estratégias e Tecnologias para Mitigação de Escassez de Água no Nordeste brasileiro (Bramar); apoio à mobilidade de pesquisadores por meio de editais conjuntos entre o CNPq e agências de fomento alemãs; concessão de bolsas de doutorado na Alemanha no âmbito de convênio com o CNPq, entre outros.


Ano Brasil - Alemanha

Em 2010/2011 se comemora o Ano da Cooperação Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa comemoração faz parte do quadro do Protocolo de Intenções sobre o Ano Brasil – Alemanha de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/2011 firmado pelo ministro de Ciência e Tecnologia e o vice-ministro de Educação e Pesquisa Alemão (BMBF), na Alemanha, em dezembro de 2009.

O Ano da Cooperação Brasil – Alemanha registrou inúmeros encontros no Brasil e na Alemanha, gerando possibilidades de cooperações futuras. Com encerramento previsto para abril deste ano, a programação de eventos da iniciativa deverá ocorrer à margem da próxima edição da Feira de Hannover, na Alemanha.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

02/03/2011 17:33


Artigos Relacionados


Brasil e Alemanha discutem cooperação na área de política energética

Brasil e Estados Unidos ampliam cooperação na área de ciência e tecnologia

Brasil e Alemanha discutem cooperação agrícola e segurança alimentar

Brasil e Alemanha aprofundam cooperação na área de transportes

Ano Brasil-Alemanha de ciência e tecnologia termina nesta segunda-feira

Brasil e Alemanha selecionam projetos na área de tecnologia de manufatura