Brasil e Alemanha selecionam projetos na área de tecnologia de manufatura



Um programa de cooperação entre Brasil e Alemanha abriu novo edital para apoiar projetos conjuntos de pesquisa e fomento a mobilidade de docentes e de estudantes de graduação, mestrado, doutorado, além de estágios de pós-doutorado na área de tecnologia de manufatura. As inscrições vão até o dia 16 de janeiro.

O programa Brazilian-German Collaborative Research Initiative on Manufacturing Technology (Bragecrim) é fruto da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Deutsche Forschungsgemeinschaft e.V. (DFG) da Alemanha.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) co-financia a iniciativa. O Bragecrim faz parte das ações programa Ciência sem Fronteiras.

Esta edição do programa visa a selecionar até 20 projetos conjuntos de pesquisa com o início das atividades previsto para junho de 2012. Os projetos devem ser todos na área de tecnologia de manufatura, contemplando, além dos processos e meios de fabricação, montagem e produção, novos materiais, nanotecnologia, eficiência energética dos processos, logística, metrologia e qualidade e outras tecnologias avançadas.

Entre os requisitos para apresentação de propostas estão: ser vinculada a programa de pós-graduação recomendado pela Capes; ser coordenada por docente ou pesquisador brasileiro, ou estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil, detentor do título de doutor há pelo menos quatro anos; apresentar equipe de trabalho com, no mínimo, dois docentes ou pesquisadores doutores.

Para as propostas aprovadas estão previstas missões de trabalho e missões de estudo. Esta última contempla graduação-sanduíche, estágio de pesquisa no exterior para estudante de mestrado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Cada proposta deverá conter planejamento das atividades considerando a duração de dois anos.

Mais informações sobre o programa Bragecrim podem ser obtidas por e-mail ou no edital.


Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


Fonte:
Capes



01/12/2011 15:15


Artigos Relacionados


Brasil e Alemanha discutem cooperação internacional na área de ciência e tecnologia

Pesquisa: Fapesp e Grupo Ouro Fino selecionam pré-projetos na área de saúde animal

Capes e Fundação Agrópolis selecionam projetos de pesquisa entre Brasil e França

Brasil participa de feira de tecnologia em Hannover, na Alemanha

Brasil e Alemanha aprofundam cooperação na área de transportes

Brasil e Alemanha discutem cooperação na área de política energética