Brasil é aprovado por estrangeiros em visita durante a Copa das Confederações



Torcedores e jornalistas estrangeiros que visitaram o Brasil durante a Copa das Confederações, realizada em junho, avaliaram muito positivamente o País, de acordo com pesquisa encomendada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). A pesquisa ouviu 453 estrangeiros, dos quais 81,2% se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com o Brasil, e 97% afirmou a intenção de recomendar a viagem a familiares e amigos. Segundo a enquete, 66% destes turistas nunca haviam visitado o País.

“Esses dados mostram que os megaeventos são uma importante chance de atrair novos turistas para o país e fidelizá-los, já que o Brasil apresenta um alto grau de satisfação aos turistas”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Com isso, poderemos elevar a entrada de estrangeiros no país a um novo nível, ampliando a entrada de divisas que têm um ingresso altamente capilarizado pela economia do turismo”. Ainda segundo o estudo, 83,2% dos estrangeiros afirmaram enxergar o Brasil ganhando importância no cenário mundial. “A pesquisa confirma o que já vínhamos dizendo: a realização dos megaeventos no país tem um ganho incalculável para a imagem que o mundo tem do Brasil”, comemorou Flávio Dino.

Serviços e infraestrutura são bem avaliados

Infraestrutura e prestação de serviços também foram vistos com bons olhos pelos estrangeiros que vieram ao País durante a Copa das Confederações. Aeroportos foram bem avaliados por 92,2% dos entrevistados, e mais de 81% dos torcedores afirmou aprovar a limpeza pública das cidades-sede. Também foram avaliados positivamente os serviços de telefonia e internet, com 85% de respostas favoráveis. 

Os serviços prestados por bares, restaurantes e casas de show também ganharam destaque positivo, segundo os estrangeiros ouvidos pela pesquisa. Ao todo, 80% saíram com uma boa impressão da gastronomia brasileira, enquanto 76% avaliou positivamente os serviços de hospedagem no País e 73% aprovou os serviços de casa de shows e outros pontos de lazer. 

Hábitos de consumo

Quase a metade dos torcedores (42,5%) não utilizou nenhum serviço de agências de viagem. Mais de 88% dos entrevistados buscou informações sobre o Brasil na internet, sendo que 82,1% consideraram suficiente o que encontraram. No caso da Copa das Confederações, o hotel foi o principal meio de hospedagem (73% dos turistas ficaram lá), sendo que apenas 12% ficaram em casas de amigos. Mais da metade (65%) viajou sozinho ou em companhia de amigos, enquanto 23% viajou com a família e 11,3% na companhia dos filhos. 

Copa das Confederações

O evento teste para a Copa do Mundo de 2014, realizado no mês de junho em seis cidades-sede (Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza), movimentou  R$ 740 milhões de reais em toda a cadeia produtiva brasileira. A Copa das Confederações também foi importante para dar visibilidade ao Brasil. A final do torneio bateu o recorde de público televisivo da competição, segundo dados divulgados pela FIFA. A partida entre as seleções de Brasil e Espanha foi vista por 69,3 milhões de pessoas nos 10 principais mercados televisivos do mundo – como Alemanha, China, França e Estados Unidos, entre outros.

Fonte:

Ministério do Turismo

Estudo Demanda Turística Internacional 

Blog da Embratur




04/09/2013 11:40


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