Conheça as atrações turísticas e eventos das sedes durante a Copa das Confederações



Além de ir aos jogos, o turista pode aproveitar grande programação de eventos simultâneos à realização do torneio de futebol


Assistir aos jogos da Copa das Confederações em 2013 é o objetivo principal dos fãs de futebol que circulam pelo Brasil neste mês de junho, mas, como não poderia deixar de ser, aproveitar as sedes é um bônus indispensável. Confira os principais atrativos das capitais que vão sediar o evento.

Construída para ser a capital do Brasil e sede do Distrito Federal, Brasília terá a responsabilidade de sediar a abertura da Copa das Confederações 2013.

O conjunto arquitetônico da cidade, inaugurada em 1960, é famoso pelas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou obras como a Praça dos Três Poderes, o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada.

O clima tropical de altitude faz com que a região tenha verões úmidos e chuvosos e invernos secos e frios. Para aproveitar a cidade ao ar livre, o Parque Sarah Kubitschek – também conhecido como Parque da Cidade – é uma excelente opção. Considerado o maior parque urbano da América Latina, possui 4,2 milhões de m² e disponibiliza áreas de lazer, ciclovia, parques infantis, hípica e pista de kart.

Aproveite a estada em Brasília para conhecer uma das mais importantes obras de Niemeyer, a Catedral Metropolitana. Inaugurada em 1967, a igreja fica localizada na Esplanada dos Ministérios. Durante o dia, os raios solares invadem os vitrais e mostram toda a beleza da construção.

 

Eventos

Os amantes de futebol terão mais um motivo para assistir à abertura da Copa das Confederações na capital federal. A exposição “Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962 – Chile” foi inaugurada na quinta-feira (13.06), em solenidade no Teatro Nacional de Brasília. A abertura contou com a participação de Zito, Coutinho, Pepe, Amarildo, Altair e Jair Marinho - ex-jogadores da Seleção Brasileira bicampeã mundial em 1962- e, também, de três dos seus adversários na final: Masopust, Jelinek e Stibranyi. Eles foram vice-campeões pela Tchecoslováquia. O visitante pode conferir uma réplica da Taça Jules Rimet, uniformes usados no jogo, textos e súmulas da partida, painéis de fotos e peças que homenagearam o Brasil pela conquista. A exposição fica aberta ao público no Teatro Nacional de Brasília até 27 de junho, com entrada franca.

No dia do jogo de abertura, uma exbição pública será realizada na Esplanada dos Ministérios, com telões e shows especiais.

Em 2013, a tradicional festa "São João do Boi do Seu Teodoro" completa 50 anos e é uma excelente opção para quem estiver em Brasília durante o mês de junho. O evento acontece entre os dias 21 e 23, na sede do grupo Centro de Tradições Populares em Sobradinho.

Um programa musical imperdível é o III Festival de Ópera de Brasília, com apresentações nos dias 12, 16, 17, 19, 20, 25 e 26 de junho na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional.

Saiba mais sobre o turismo em Brasília.

 

Belo Horizonte - MG